Mato Grosso é o 2º estado mais violento no trânsito.
Por meio de um pedido feito pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN-MT) foi realizada na tarde desta quinta-feira (19) uma Audiência Pública requerida pelo deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP) para debater o assunto da Semana Nacional de Trânsito 2013 do CONTRAN: “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020, Modalidade Urbana e Trânsito Consciente”.
Para Heitor Reis, presidente da Associação das Famílias Vítimas de Violência, a solução é educar. “A educação é a forma mais eficaz de combater os acidentes de trânsito, seja na escola, no trabalho ou em casa. Além disso, o poder público deveria propor uma legislação mais rígida a respeito da venda de bebidas alcoólicas”, ponderou.
Thiago França, secretário adjunto de trânsito de Cuiabá, mostrou em números a realidade do trânsito. “Mato Grosso é o segundo estado no mapa da violência no trânsito, mostrando que morrem mais pessoas no trânsito do que por homicídio. Só em 2013 mais de 200 pessoas já perderam a vida por acidente de trânsito na capital”.
O secretário falou ainda do reflexo da violência no trânsito na saúde. “O trânsito é a segunda maior causa de gastos na saúde, o que acarreta num total de 30 bilhões de reais gastos todo ano com vítimas. É o momento de adotarmos uma política de enfrentamento, tomar medidas imediatas e não paliativas que diminuam os números que hoje são assustadores”.
Comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Grazielli Bugalho, explicou um pouco do trabalho que é realizado para contribuir com o trânsito em Mato Grosso. “Somada às blitz da Lei Seca que estão sendo feitas com frequência em parceira com a Polícia Civil, o BTPM realiza projetos de educação para o trânsito como o ‘Salvando Vidas’, com aulas teóricas e práticas para jovens”. Somente em 2013, 9.400 crianças e adolescentes foram atendidas pelo projeto.
Participaram ainda da Audiência Keli de Oliveira, chefe de gabinete do DETRAN-MT, Christian Alessandro Cabral, delegado titular da Polícia Judiciária Civil e Elton Carvalho, inspetor da Polícia Rodoviária Federal.
Assessoria de Imprensa DETRAN-MT
(65)3615-4712/9908-8497
Nenhum comentário:
Postar um comentário