Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

"Audiência Pública marca segundo dia da Semana Nacional de Trânsito‏"

Mato Grosso é o 2º estado mais violento no trânsito.
Por meio de um pedido feito pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (DETRAN-MT) foi realizada na tarde desta quinta-feira (19) uma Audiência Pública requerida pelo deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP) para debater o assunto da Semana Nacional de Trânsito 2013 do CONTRAN: “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020, Modalidade Urbana e Trânsito Consciente”.
Para Heitor Reis, presidente da Associação das Famílias Vítimas de Violência, a solução é educar. “A educação é a forma mais eficaz de combater os acidentes de trânsito, seja na escola, no trabalho ou em casa. Além disso, o poder público deveria propor uma legislação mais rígida a respeito da venda de bebidas alcoólicas”, ponderou.
Thiago França, secretário adjunto de trânsito de Cuiabá, mostrou em números a realidade do trânsito. “Mato Grosso é o segundo estado no mapa da violência no trânsito, mostrando que morrem mais pessoas no trânsito do que por homicídio. Só em 2013 mais de 200 pessoas já perderam a vida por acidente de trânsito na capital”.
O secretário falou ainda do reflexo da violência no trânsito na saúde. “O trânsito é a segunda maior causa de gastos na saúde, o que acarreta num total de 30 bilhões de reais gastos todo ano com vítimas. É o momento de adotarmos uma política de enfrentamento, tomar medidas imediatas e não paliativas que diminuam os números que hoje são assustadores”.
Comandante do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, Grazielli Bugalho, explicou um pouco do trabalho que é realizado para contribuir com o trânsito em Mato Grosso. “Somada às blitz da Lei Seca que estão sendo feitas com frequência em parceira com a Polícia Civil, o BTPM realiza projetos de educação para o trânsito como o ‘Salvando Vidas’, com aulas teóricas e práticas para jovens”. Somente em 2013, 9.400 crianças e adolescentes foram atendidas pelo projeto.
Participaram ainda da Audiência Keli de Oliveira, chefe de gabinete do DETRAN-MT, Christian Alessandro Cabral, delegado titular da Polícia Judiciária Civil e Elton Carvalho, inspetor da Polícia Rodoviária Federal.
Assessoria de Imprensa DETRAN-MT
(65)3615-4712/9908-8497

Nenhum comentário:

Postar um comentário