Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

"Prefeitura recebe maquinário do governo federal"

O governo federal lançou nesta terça-feira (10), em Várzea Grande, o Plano Safra para a Agricultura Familiar 2013/2014. De acordo com o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Nilton Pinho de Bem, para o Estado de Mato Grosso foram destinados R$ 800 milhões para serem usados no fortalecimento do setor, por meio de crédito, Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e compras públicas, entre outras ações. Se houver necessidade o montante de recursos será ampliado.
Durante a solenidade, na Central de Abastecimento da Agricultura Familiar, também
foram entregues 30 retroescavadeiras e 33 motoniveladoras a 33 municípios do Estado. Os maquinários fazem parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O governador Silval Barbosa, o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Sá, entre outras autoridades participaram do evento.
O município de Barra do Bugres foi contemplado com uma retroescavadeira e uma motoniveladora. O prefeito Júlio Florindo e o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Faccioni, estiveram na Central de Abastecimento para receber o maquinário.
Os equipamentos irão atender a demanda das comunidades rurais da agricultura familiar na manutenção de estradas no período que antecede as chuvas e na recuperação após as chuvas, garantindo o acesso ao transporte de produtos da agricultura familiar, de leite, de gado, de grãos, de cana-de-açúcar, entre outros, além do transporte escolar rural. “As máquinas chegam em boa hora e serão muito úteis no trabalho de recuperação e melhoria das estradas, facilitando o escoamento da produção, melhorando a qualidade de vida do homem do campo, além de gerar mais renda e segurança aos agricultores”, salienta Florindo.
A retroescavadeira também possibilitará a construção de reservatórios de água para dessedentação de animais, para captação e armazenamento de água da chuva, no transporte de calcário e adubos orgânicos, adequação de acessos as propriedades rurais. “É uma conquista valiosa para a agricultura familiar, através do apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, priorizando o acesso à comercialização, a geração de renda e a permanência das famílias no campo”, acrescenta Faccioni.
Em seu discurso, Silval Barbosa salientou que um dos principais problemas de Mato Grosso é a logística e com a entrega dos maquinários será possível arrumar as estradas, consolidar a infraestrutura e fortalecer a agricultura familiar. “Mas ainda é preciso mais. Nosso Estado está em um ritmo de crescimento extraordinário e precisamos trabalhar em conjunto (governos federal, estadual e municipal) para atender as demandas”, disse o governador.
Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário