O Partido Social Democrático (PSD) já mostrou que tem base sólida e vai crescer ainda mais nas eleições de 2014. A previsão foi feita pelo secretário-geral do partido, deputado estadual José Riva, ao encerrar os encontros regionais do partido na região do Araguaia.
"Nas eleições municipais de 2012, recém-criado, o PSD de Mato Grosso mostrou sua força elegendo mais candidatos que todos os outros partidos. Foram 39 prefeitos, 15 vice-prefeitos e 276 vereadores. Em 2014, o foco são as candidaturas proporcionais e vamos aumentar nossas bancadas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal”, disse Riva.
As principais lideranças do partido participaram nesta sexta-feira (20) dos encontros realizados em Confresa e Barra do Garças. No total, representantes de 26 municípios se reuniram para traçar estratégias e definir o planejamento para a escolha dos candidatos a deputado estadual e federal. As disputas majoritárias – governador e senador – só serão discutidas em 2014.
“Primeiro precisamos fortalecer nossos alicerces, que são as candidaturas proporcionais. Mas de uma coisa todos podem ter certeza: o PSD será decisivo também na majoritária, com candidatura própria ou coligado com outras siglas”, ressaltou Riva, lembrando que não se constroem candidaturas majoritárias sem chapas proporcionais fortes.
O presidente do diretório regional, vice-governador Chico Daltro, endossa a tese ao afirmar que nenhum partido terá chapa mais forte para a Câmara e Assembleia Legislativa.
“Mais uma vez saímos na frente, somos o primeiro partido a se organizar e planejar a montagem das chapas proporcionais numa ampla e democrática consulta às bases de todas as regiões. Vamos trabalhar duro para reeleger nossos federais Eliene Lima e Roberto Dorner e para aumentar nossa bancada estadual reelegendo os cinco deputados estaduais e assegurando novas vagas para as lideranças que estão surgindo em todas as regiões”, disse Daltro.
Em Barra do Garças, um dos nomes mais cotados para a Assembleia Legislativa é o presidente do diretório municipal do PSD, Leandro Soares. Outras candidaturas também estão se consolidando, para assegurar que a região volte a ter representante no parlamento estadual.
O prefeito Roberto Farias ressaltou que o antigo “Vale dos Esquecidos” hoje pode ser considerado o vale da prosperidade, pelo desenvolvimento que experimenta nos últimos anos e pelas excelentes perspectivas que se anunciam, a começar pela ferrovia ligando Mato Grosso ao Pará, projeto do deputado Riva.
NORTE-ARAGUAIA
Em Confresa, o deputado federal Eliene Lima destacou o crescimento da região do Norte-Araguaia, perspectiva que deve se confirmar nos próximos anos com a ligação ferroviária entre Mato Grosso e Pará. “Daqui a 5 anos esta região será uma das mais prósperas de Mato Grosso, pois tem a maior área passível de ocupação produtiva do estado, capaz de dobrar a produção agrícola em pouco tempo”.
Ele informou que recebem recentemente representantes de grupos árabes interessados em investir em frigoríficos para aves na região do Araguaia. “Confresa é o lugar ideal para este tipo de investimento, pois já abriga o maior assentamento de trabalhadores rurais do país, com mais de 5.500 famílias de pequenos produtores”. Com a vinda do Instituto Federal de Educação, iniciativa do deputado Eliene e a pavimentação de rodovias, o norte do Araguaia deve experimentar um crescimento sem precedentes, antecipou o deputado.
Para o prefeito de Confresa, Gaspar Lazari, a união de esforços da prefeitura, Câmara e parlamentares estaduais e federais, além do vice-governador, está mudando a realidade da região e abrindo novas perspectivas na agricultura, pecuária, piscicultura e outras atividades.
ENCONTROS REGIONAIS – Através destas reuniões ampliadas com deputados, prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias, o partido começa a definir as estratégias para as eleições proporcionais do próximo ano e receber novas filiações. Depois de Sinop, Confresa e Barra do Garças, o PSD realiza neste sábado (21), reuniões em Rondonópolis, Cáceres e Tangará da Serra. Na próxima semana será a vez de Cuiabá e Várzea Grande.
A comitiva peessedista no Araguaia foi formada também pelo suplente de deputado federal Roberto Dorner, deputado estadual Airton Português, o secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar Meraldo de Sá, o presidente da Empaer, Valdizete Nogueira e o ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Araí Fonseca.
Participaram dos encontros no Araguaia prefeitos, vereadores e lideranças de Barra do Garças, Pontal do Araguaia, Torixoréu, Ribeirãozinho, Araguaiana, General Carneiro, Nova Xavantina, Nova Nazaré, Cocalinho, Água Boa, Canarana, Querência, Novo São Joaquim, Campinápolis. Confresa, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, São José do Xingu, Vila Rica, Santa Terezinha, Santa Cruz do Xingu, São Félix do Araguaia, Serra Nova Dourada, Novo Santo Antonio, Ribeirão Cascalheira e Vila Rica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário