Dezesseis parlamentares participaram da reunião com o governador e secretário de Educação.
O governo do Estado deve formalizar até o final da tarde desta quarta-feira (18) a proposta a ser apresentada à Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa e posteriormente ao Sintep, na expectativa de um acordo que permita a volta às aulas na rede pública.
A informação foi confirmada pelo deputado José Riva (PSD) ao final de uma reunião de mais de três horas com o governador Silval Barbosa no Palácio Paiaguás, na presença de dezesseis parlamentares.
A reunião foi solicitada ontem (17) pelo deputado Riva, que propôs a suspensão das sessões para priorizar a solução do problema que está prejudicando milhares de alunos em todos os municípios. Da tribuna, o parlamentar defendeu a retomada do diálogo como único instrumento capaz de superar o impasse. “A Assembleia está comprometida com esta busca pelo entendimento, através da Comissão de Educação liderada pelo deputado Alexandre César, do líder do governo deputado J. Barreto e do colegiado como um todo”, disse.
Riva saiu da reunião convicto de que o governador e o secretário Ságuas Moraes encontrarão uma proposta conciliatória. “Conversando e fazendo as contas de forma responsável, as reivindicações podem ser atendidas sem inviabilizar financeiramente o Estado. Qualquer transformação social passa pela educação e não podemos nos omitir neste momento em que o diálogo deve prevalecer”, disse o deputado.
O líder do governo, deputado Hermínio J. Barreto (PR), considerou a reunião muito produtiva. “Nós tivermos uma conversa muito objetiva e proveitosa com o governador e o secretário de Educação. Mato Grosso é um dos estados que mais tem avançado na questão salarial e esperamos poder fechar um acordo possível de ser cumprido”, disse Barreto.
O deputado Alexandre Cesar (PT), ressaltou que o Legislativo está agindo em defesa de quase 480 mil alunos de primeiro e segundo graus. “É essencial dialogar e acredito que encontraremos o cenário ideal entre os vários possíveis apresentados pelo secretário Ságuas. A proposta já atende parte das reivindicações da categoria em breve teremos uma proposta concreta para encaminhar ao Sintep e à categoria”.
Já o deputado Dilmar Dal’Bosco (DEM), elogiou a preocupação do governo com a sustentabilidade financeira. “Todos os estados enfrentam problemas para conceder os reajustes e mesmo a correção da inflação. Não podemos deixar atrasar o salário dos servidores de maneira geral, o estado tem que atender todos os setores e, ao mesmo tempo, é preciso dar continuidade às aulas”, afirmou o democrata.
O Sintep reivindica um reajuste de 10,41% acima da inflação nos próximos sete anos, realização de concurso público e convocação dos aprovados no último concurso (2010), pagamento da hora-atividade para interinos, melhoria na infra-estrutura das escolas e aplicação dos 35% dos recursos na educação como prevê a Constituição estadual.
Assessoria de Imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário