O presidente do PSC de Mato Grosso, professor Victório Galli, voltou a defender a união das forças políticas das regiões sul e sudeste de Mato Grosso, no sentido de encampar a luta em defesa da alternativa do transporte de passageiros, e não somente de cargas, pela Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte), no percurso Rondonópolis/Cuiabá.
“Nesta semana em que comemoramos o aniversário de 60 anos de Rondonópolis é apropriado conclamar o povo e as lideranças políticas na defesa dessa proposta”, afirmou. Victório é ex-deputado federal e levantou essa bandeira em 2007 quando assumiu o cargo pela primeira vez.
Conforme o deputado, o momento é “efervescente”, com a recente inauguração do complexo intermodal de cargas e a conclusão dos trilhos de Alto Araguaia até Rondonópolis.
“Estamos falando de uma região grande produtora do agronegócio, um eixo fundamental para o desenvolvimento de Mato Grosso como um todo. Não podemos restringir esse transporte ferroviário apenas para cargas, porque o trecho demanda também um forte movimento de transporte de passageiros”, defendeu.
O Complexo Intermodal Rondonópolis é o maior complexo intermodal de cargas da América Latina, conforme informações da ALL (América Latina Logística). Elevará a capacidade de transporte em Mato Grosso de 12 milhões de toneladas/ano para 17 milhões.
“Parabenizo as autoridades públicas e ao povo de Rondonópolis pelos 60 anos de progresso e chamo a todos para a defesa dessa proposta do transporte de passageiros pela Ferronorte”, disse Victório.
Outros três terminais da Ferronorte já operam em Mato Grosso – Alto Taquari, Alto Araguaia, e Itiquira, na região sul do Estado, com 370 quilômetros de trilhos.
O projeto da ferrovia está previsto para avançar até Cuiabá. Após a Capital, a Ferronorte deverá se estender até Santarém, no Estado do Pará.
As obras da ferrovia tiveram início em 1992. Em 1998 foi concluída a ponte rodoferroviária sobre o rio Paraná e em 1999 foi inaugurado o terminal Olacyr de Moraes, no município de Alto Taquari, em Mato Grosso.
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