Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 31 de março de 2014

"Lei Seca humanizada! Somos homens e mulheres que se colocam à disposição nas madrugadas para salvar vidas!‏"

20 pessoas presas em flagrante durante a Operação Lei Seca.
Os números: 141 testes de nível de álcool no organismos, feitos com o etilômetro (bafômetro), 20 pessoas presas, 13 carros apreendidos e oito motos. Outras 24 carteiras Nacional de Habilitação (CNH) apreendidas, bem como oito certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). A operação Lei Seca começou a uma da manhã de sábado, dia 29 e terminou às 9h, na avenida Rubens de Mendonça em Cuiabá.
A operação foi acompanhada de perto pelo presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Eugênio Destri. Durante o trabalho o passageiro de um motorista que apresentou zero no teste do etilômetro, Ronaldo de Amorim, contou que estavam vindo de uma festa e que ele e os amigos bebem socialmente, mas sempre levam o amigo condutor que é abstêmio. “Eu fico feliz de ver esta gigantesca operação e me sinto bem em ter um amigo que não bebe e pode dirigir pra nós. Eu perdi meu irmão num acidente de carro e não quero pra nenhuma outra família o sofrimento que tivemos em casa. Saímos, nos divertimos, mas sempre tem esse nosso amigo que tem intolerância ao álcool e é nosso chofer”, brincou Amorim.
O trabalho começa no auditório do Detran-MT, onde homens e mulheres deixam suas famílias, após à meia noite, e se encontram para discutir as ações de Educação para o trânsito, bem como a conscientização de quem desrespeita às leis. “Nossa intenção, não é prender condutores ou mesmo apreender os veículos, só o fazemos por necessidade. Nossa operação conjunta é para que as pessoas pensem antes de agir: não se deve pegar o volante depois de ingerir bebida alcóolica. Nossa ação é para salvar famílias de acidentes fatais”, disse Destri.
Esses homens e mulheres que passam a madrugada, arriscando inclusive a própria vida, são os profissionais do Detran-MT, da Polícia Judiciária Civil, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (PM-MT), da Secretaria Municipal de Trânsito (SMTU) e da Associação de Familiares Vítimas de Violência (AMTU).
Da associação, estava Divino Alves, que ajudou enquanto mostrava seu exemplo da consequência do acidente de trânsito: “Eu estou nesta cadeira de rodas hoje, se o motorista que atirou em mim não estivesse alcoolizado ou armado, o estrago que eu fiz no carro dele poderia ter sido resolvido com uma conversa ou por via judicial”, disse Divino.
“Nós queremos a mudança de comportamento da população”, disse Tiago França, que é secretário adjunto da SMTU. O suporte de toda a operação feito pelo Detran-MT é pelo programa detranet, onde são feitas as consultas de CNH e CRLV, bem como as servidoras abordam os motoristas e entregam materiais de conscientização. “É uma necessidade que o condutor saiba que a combinação direção x álcool não é segura e deve ser excluída da vida das pessoas que moram principalmente na capital mato-grossense, onde está concentrada a maior parte dos habitantes do Estado”, finalizou a chefe de gabinete da presidência, Pamela Oliveira, que está em todas as operações da Lei Seca.
DEISY BOROVIEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário