Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sábado, 29 de março de 2014

"Riva defende 25% do bolo tributário para os municípios "

Deputado defendeu a revisão do pacto federativo, destinando 45% para a União, 30% para os Estados e 25% para os municípios.
A revisão do pacto federativo com a redistribuição dos recursos, destinando 45% dos impostos, tributos e taxas pagas pelo contribuinte para os cofres do Governo Federal, 30% para os Estados e 25% aos municípios foi defendida nesta semana pelo deputado estadual José Riva (PSD). 
Atualmente, a divisão é feita com 60% para a União, 25% para os Estados e 15% para os municípios. De acordo com o parlamentar, as alterações devem ser emergenciais para evitar o enfraquecimento progressivo das cidades. 
“O Congresso Nacional é o grande culpado pelo enfraquecimento dos municípios, pois as reformas necessárias para o país não foram realizadas. É preciso um pacto federativo mais justo. Do jeito que estão matando os municípios brasileiros e daqui a pouco, sobrarão apenas aqueles que contam com receita própria”, afirmou Riva durante palestra proferida no 4º Congresso Mato-grossense dos Vereadores, promovida pela União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (Ucmmat). 
Com o tema “Como o Legislativo pode ajudar no fortalecimento dos municípios”, Riva defendeu novamente a realização de uma mobilização nacional de prefeitos e vereadores para cobrar as reformas (política, tributária, fiscal e trabalhista). 
No Brasil, existem aproximadamente 56 mil vereadores. Em Mato Grosso, são 1.394. Como agentes políticos mais próximos da sociedade, Riva lembrou a força do parlamentar municipal e salientou a importância de uma mobilização rumo a Brasília. “Já pensou se conseguíssemos colocar metade dos vereadores do país, fazendo uma manifestação no Congresso Nacional para a realização das reformas e revisão do pacto federativo? Devemos cobrar apoio dos deputados federais e senadores, pedindo para que estes assinem documento apoiando o movimento. Apenas o legislativo pode mudar essa realidade”, sugeriu. 
ICMS - Através da mobilização, Riva defende a redistribuição do bolo tributário e também, alterações no repasse do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) para os municípios. Atualmente, 25% do produto de arrecadação do imposto pertence aos municípios. Na avaliação do deputado, deveriam ser destinados 35% às cidades. 
“Também defendo o orçamento impositivo há muitos anos para a valorização do Poder Legislativo”, afirmou o parlamentar que apresentou Proposta de Emenda à Constituição (PEC) no ano passado, onde em caso de aprovação, a programação constante da Lei Orçamentária Anual (LOA) passará a ser de execução obrigatória. 
Outra ação da Assembleia Legislativa para fortalecer os municípios foi a aprovação da destinação de 50% dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) para as cidades a partir de 2015. De autoria do deputado Riva, o projeto foi aprovado no ano passado e cerca de R$ 500 milhões serão repassados para a infraestrutura dos municípios. 
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário