Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

quinta-feira, 24 de abril de 2014

"Deputado Neldo apresenta indicações que beneficiam saúde do Vale do Araguaia"

Região de Saúde do Médio Araguaia soma um total de 84.287 habitantes.
Na sessão ordinária desta quarta-feira, 23, o deputado estadual Neldo Weirich (PR) apresentou duas indicações para que seja viabilizado um foco cirúrgico auxiliar e um arco cirúrgico que atenda o Hospital do Polo Regional de Água Boa. O primeiro auxilia na realização de cirurgias de pequena e média complexidade, com a garantia da máxima visibilidade e funcionamento da sala cirúrgica e o segundo intensifica a imagem dando clareza ao apresentar fraturas, colocação de pinos, diminui o sangramento e o risco de infecção pós-operatória.
Situado na porção média do Vale do Araguaia, Água Boa consolidou-se como polo regional de saúde da região, atendendo mais seis municípios pactuados no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Araguaia – CISMA, Canarana, Querência, Ribeirão Cascalheira, Cocalinho, Nova Nazaré, Gaúcha do Norte além das populações indígenas Xavante e Xingu, localizadas no Parque Nacional do Xingu.
Em algumas situações, o Hospital atende ainda pacientes de Campinápolis, Bom Jesus do Araguaia, São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Confresa e São José do Xingu. Vale a pena considerar que a região de saúde do médio Araguaia conta hoje com uma população maior que 84 mil habitantes (IBGE, 2012) e está geograficamente distante dos grandes centros urbanos, sendo o mais próximo o município de Goiânia – GO (640 km de distância) e Cuiabá (730 km).
A necessidade da organização dos serviços de saúde, bem como o fortalecimento da região como um centro de atendimento e referência em saúde justificam as indicações. “Medidas simples e de baixo custo podem salvar vidas e minimizar as sequelas decorrentes da falta de atendimento adequado na região”, pontuou o parlamentar.
Fabiana Gil

Nenhum comentário:

Postar um comentário