Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

terça-feira, 29 de abril de 2014

"Escola Guiomar de Campos Miranda comemora 20 anos"

A Escola Municipal Guiomar de Campos Miranda completou neste mês de abril, 20 anos de fundação. Para comemorar as duas décadas de funcionamento, professores, estudantes e comunidade escolar estiveram envolvidos em atividades como apresentação de dança, teatro, declamação de poesia, escolha da miss (Giselly Fernandes da Silva) e do mister da escola (José Edson Morais).
Fundada em 16 de abril, a escola tem pouco mais de 900 alunos matriculados e leva o nome da professora, costureira, ex-vereadora, ex-presidente da Câmara de Vereadores, e ex-prefeita de Barra do Bugres. Guiomar era natural de Rosário Oeste, filha do professor Aniceto de Campos e de Maria Teixeira de Campos, foi casada com Joaquim Mariano de Miranda e morreu em 7 de fevereiro de 1991.
Guiomar dizia que a educação é o berço de uma civilização e a porta para o desenvolvimento de um país.
Ela foi a primeira mulher a exercer o cargo de prefeita no Estado de Mato Grosso. Assumiu o Executivo quando o então prefeito Edmundo da Costa Marques renunciou por motivos particulares e o seu vice não quis assumir. Sua primeira obra foi a construção da sede própria da Prefeitura, nas margens do Rio Paraguai, onde hoje funciona o Centro de Educação Infantil e Fundamental Primeiros Passos.
Era devota da padroeira da cidade, Santa Cruz, e de São Benedito. Recebeu da Câmara o título de cidadã barrabugrense em 1985 e em 1992 o Legislativo lhe concedeu uma placa pelos relevantes serviços prestados ao município.
O prefeito de Barra do Bugres, Júlio Florindo, participava da colação de grau dos formandos do curso de administração pública da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), ofertado no município no polo presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e foi representado no ato pelo vice-prefeito João Bosco. “A escola é peça fundamental dentro da comunidade como fonte ampliadora dos horizontes de conhecimento, históricos, políticos e culturais”, observou Bosco.
O diretor da escola, Juvenor Arriola, destacou que ao longo destes 20 anos muitas ações foram desenvolvidas na instituição visando oferecer as crianças e adolescentes uma educação de qualidade. “A participação dos pais ou responsáveis na vida educacional das crianças e dos adolescentes é de fundamental importância para complementar o trabalho realizado no ambiente escolar”, ressaltou Arriola.
A Escola Guiomar é uma das quatro instituições municipais em que funciona o Projeto Mais Educação (tempo integral), que oferece a 150 alunos oficinas de matemática, letramento, dança, rádio escolar, atletismo e horta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário