Idealizador
do projeto, deputado José Riva (PSD) faz palestra sobre a ferrovia que
interliga os estados de Mato Grosso, Pará, Tocantins e Maranhão.
O projeto de
ferrovia que interliga os estados de Mato Grosso, Pará, Tocantins e Maranhão,
será um dos temas abordados durante a 6ª Dinâmica de Empreendedores e
Empreendimentos, que acontece de quarta-feira (23) até sábado (26), em Porto
Alegre do Norte. Estão confirmadas as presenças do ministro da Agricultura,
Neri Gueller e dos governadores de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) e de
Tocantins, Sandoval Lôbo (SDD).
O novo traçado
ferroviário idealizado pelo deputado estadual José Riva (PSD) em parceria com o
deputado Federal Giovanni Queiroz (PDT) do Pará faz parte das discussões na
sexta-feira (25), às 15h, no fórum político sobre logística. Além da ferrovia,
serão debatidos o programa MT Integrado, as rodovias TO-500 e BR-242, e o potencial
hidroviário da região.
O evento é
promovido pelo Sindicato Rural do município, localizado na região
Norte-Araguaia. A audiência acontece no pátio da empresa Araguassú Óleos
Vegetais, às margens da BR-158.
Riva adiantou que
durante a sua exposição sobre a ferrovia, justificará a importância da
implantação, pois com aproximadamente mil km de traçado ferroviário, será
possível chegar até a ferrovia Norte-Sul, utilizando mais ou menos 490 km dela
até Açailandia e mais 477 km na ferrovia Carajás (PA) para exportar a produção
por um porto de mar, aumentando a capacidade de embarque em navios maiores. O
futuro Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) em Itaquí com capacidade estática
de 500 mil toneladas.
“O grande entrave
de Mato Grosso é sem dúvida, a logística. A melhor proposta de logística para o
Brasil é a ferrovia MT-PA-TO. Com essa ferrovia, vamos desafogar os corredores
da morte, diminuindo quase 10 mil km de ida e vinda pelo oceano, proporcionando
competitividade aos nossos produtos ao garantir o escoamento da produção.
Apenas essa região na qual o traçado ferroviário passará, podemos ter um
incremento na produção agrícola em mais de 50%”, argumenta.
Recentemente, o
projeto passou por alterações para promover a integração nacional, envolvendo
as regiões centro-oeste, norte e nordeste do país.
O novo traçado
continua partindo do município de Água Boa (MT), segue até Redenção (PA), parte
para Colinas do Tocantins (TO) através de um ramal, ainda em projeto, que vai
para Açailandia (MA) até chegar ao destino final, o porto de Itaqui em São
Luis (MA), já em operação.
FERROVIA
O porto
de Itaqui em São Luis também está entre os maiores calados do mundo, assim como
Espadarte, no nordeste paraense, que era o porto que constava no traçado
anterior, juntamente com Barcarena.
“A inclusão de
outros dois estados é importante, principalmente para mostrar ao governo
federal a integração com várias regiões do país, facilitando o ingresso do
projeto no Sistema Nacional de Viação”, argumenta Riva.
Além da integração
com mais estados e regiões do país, o novo traçado também aumenta a eficiência
do modal, pois reduz a distância a ser percorrida. Agora são apenas mil
quilômetros, contra 1,8 mil km do projeto original.
As alterações
foram propostas pelo deputado federal Giovanni Queiroz em consonância com a
equipe técnica do deputado Riva, que consideram maior viabilidade no projeto
que já foi entregue à presidente Dilma Rousseff no mês passado, durante a
abertura da colheita da safra 2013/2014, em Lucas do Rio Verde.
Assessoria de
Gabinete

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