As crianças que crescem nas cidades aprendem cedo que o AMARELO no trânsito é sinal de ATENÇÃO! Algumas percebem quando vão para escola porque nem sempre o exemplo vem de casa. Aí entra a Educação para o Trânsito: ATENÇÃO PARA VIDA! Respeite as regras no trânsito, respeite a vida!
Artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, instituído em 1998. Alguém conhece?! As Leis parecem distantes, mas elas são regras deontológicas que devemos seguir para conviver em sociedade. No artigo citado diz que é proibido levar crianças menores de sete anos em motocicleta ou mesmo pessoas que não conseguem se sustentar na mesma. Mesmo assim as cenas e as mortes se repetem.
Por que que o CTB instituiu isso?! É para colocar o cinto de segurança para passar na blitz?! Não, as regras de trânsito existem para a segurança do cidadão que vive em sociedade e deve respeitá-las. Mesmo com respeito às regras ou Leis há acidentes, então porque insistir em desrespeitá-las?
É verdade, temos muitos problemas no trânsito, principalmente em Cuiabá que se prepara para a Copa do Mundo e colocou a vida de quem mora por aqui de ponta cabeça. Muitas vezes na contramão ou numa rua sem saída. Sem explicação ou sem orientação por placas. O trânsito está confuso e cheio de buracos.
Mas adianta reclamar, se na hora de você levar o seu filho para escola, desrespeita as regras de trânsito? Ser mãe ou pai é aprender todos os dias porque a criança não vem com manual de instruções como acontece com os aparelhos eletrônicos comprados nas lojas. Mas de uma coisa tenha certeza: hoje seu filho não vai aprender com VIOLÊNCIA, apanhando... Vai aprender com o seu exemplo: então no AMARELO não acelere! Reduza a velocidade. Reflita sobre suas ações que são exemplo para seus filhos e outras pessoas.
Assim você ensinará seu filho a respeitar o próximo, aquele que está passando à pé. Também não se faça de vítima e acredite que por ser pedestre deve literalmente se enfiar entre os carros, bem como motociclistas. O respeito deve ser mútuo: de quem está sobre quatro rodas, sobre duas ou sobre suas próprias pernas!
Chega de ficar arrumando culpados para os nosso problemas e vamos pensar em soluções! Seja o primeiro a pensar nas suas atitudes e a ter humildade para muda-las quando for necessário. Convido a sociedade mato-grossense a respeitar a vida, respeitar as regras de trânsito... Vamos aderir ao MAIO AMARELO: instituído em 11 de maio de 2011 pela Organização das Nações Unidas (ONU), quando a mesma decretou a década da ação para a segurança no TRÂNSITO!
O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) abraçou esta causa e lançará na próxima quarta-feira, dia 30, o chamamento à sociedade para todos sermos responsáveis por ter um trânsito em paz. O primeiro passo é seguir as regras. Isso não vai garantir que os acidentes deixem de existir, mas pode ter certeza que os números serão reduzidos, assim como manda o AMARELO: REDUZIR!
Deisy Boroviec
Nenhum comentário:
Postar um comentário