Uma pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi para consumo interno, afim de auferir a liderança do senador Blairo Maggi no cenário político estadual mostra algumas peculiaridades. Uma delas é que dos 9 nomes apresentados, 7 deles são conhecidos por mais de 30% da população. Blairo Maggi, por exemplo, é conhecido por quase 100% da população, enquanto o senador Pedro Taques é conhecido por 80%. Chico Dalto e Lúdio Cabral são conhecidos por 50%. Luiz Pagot e Eraí Maggi são conhecidos por 25%, enquanto o juiz Julier é conhecido por 20%. Já o presidente da Famato, Rui Prado e o jornalista José Marcondes Muvuca são conhecidos por apenas 10% da população.
O curioso é que mesmo sendo conhecido por apenas 10% da população, Muvuca está em 5º lugar na modalidade estimulada (Em 4º, tirando Blairo) e também aparece na espontânea, perdendo apenas para o próprio Blairo, Pedro Taques, Lúdio Cabral e Chico Daltro. Na pesquisa estimulada, o jornalista venceria o juiz Julier, o rei da soja Eraí Maggi, o ex-diretor do Dnit, Luiz Pagot e o presidente da Famato, Rui Prado.
De acordo com um marqueteiro que avaliou os números, mesmo sem ter exercido qualquer cargo de relevância, ou ser conhecido do grande eleitorado, o jornalista tem um grande potencial eleitoral, pois venceria de largada pessoas que já são conhecidas do grande eleitorado. "O quadro é claro, quem passa a conhecer o Muvuca tende a votar nele. Agora é preciso saber qual é o ponto de atração, se é o discurso forte que tem usado contra as chamadas 'elites', se é a rejeição aos políticos tradicionais, ou o carisma inerente da sua personalidade", pondera o analista de marqueting eleitoral.
O fato concreto é que durante as eleições os candidatos são expostos para a quase totalidade do eleitorado. A aparição na TV, as entrevistas e debates são fundamentais para o conhecimento dos postulantes ao cargo de governador. Daí a capacidade de convencimento, o carisma e o ponto do discurso pode dar a qualquer um a possibilidade de ser aceito ou não pelo eleitorado. Neste quesito, pelo menos, o jornalista tem demonstrado que, quanto mais as pessoas o conhecem, mais chances ele tem de crescer nas pesquisas e sonhar com a possibilidade de ir para o segundo turno.
Dos 100% de pessoas que o conhecem, apenas 5,7% dizem que não votariam nele de jeito nenhum, numero muito positivo, levando em consideração que dos 100% que conhecem Pedro Taques e Lúdio Cabral, por exemplo, 13% não votariam neles de jeito nenhum, justamente por conhecerem. Chico Daltro bate o record nessa modalidade e chega a 26%, e Luiz Pagot a 17% de rejeição, após o conhecimento.
A saída de Blairo Maggi do páreo tende agora a impor um ritmo mais intenso de pré-campanha, colocando os prováveis candidatos 'na estrada', afim de serem vistos, conhecidos ou lembrados, e aqueles que já são conhecidos marcarem posição ou diminuirem sua rejeição. Hoje, início de maio, marca a largada de todos os postulantes ao cargo de governador rumo as eleições de 2014, salvo o senador Pedro Taques, que já está em pré-campanha há 3 anos e não conseguiu ultrapassar a barreira dos 30%, amargando ainda um índice de rejeição de 13,2%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário