Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

sexta-feira, 2 de maio de 2014

"Ministros visitam Nortelândia e sinalizam apoio para região"

Os ministros da Pesca e Aquicultura, Eduardo Lopes, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, estiveram no município de Nortelândia na tarde desta terça-feira (29), onde participaram de encontro com secretários de Estado, deputado José Domingos, prefeitos da região, vereadores e comunidade no Centro de Capacitação, instalado no Assentamento Barreirão.
Entre os objetivos da visita estava o de apresentar ao ministro da Pesca o projeto de piscicultura que vem sendo implantado na região para gerar emprego e renda à população.
O prefeito de Barra do Bugres, Júlio Florindo, participou do encontro e aproveitou a oportunidade para conversar com os ministros sobre projetos que visem beneficiar o município. Ambos sinalizaram apoio aos projetos de Barra do Bugres. Acompanharam o prefeito, os secretários de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Rodrigo Faccioni, e de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Jorge
Piassa.
O projeto de piscicultura, voltado aos agricultores familiares, prevê desde a capacitação até o processo de abate. “É uma alternativa econômica que estamos buscando para uma região pobre, após o fim das atividades de garimpo. Queremos assistência e não paternalismo”, destacou o prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga. “Os tanques serão instalados em áreas recuperadas onde havia garimpo”, acrescenta Fraga.
O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Rafael Bello Bastos, falou sobre a importância da capacitação e que a Secitec pretende formar no segundo semestre deste ano 4,2 mil técnicos agrícolas. “Este projeto de piscicultura é fundamental para o desenvolvimento da região e para que os pequenos agricultores tenham condições de permanecer no campo”, disse Bastos. “O que as pessoas querem é alternativas e aqui tem. Vamos trazer para cá o que está sendo pedido”, acrescentou o ministro Geller.
O convênio para a implantação do projeto de piscicultura, assinado pelo ex-ministro Marcelo Crivella, em setembro de 2013, prevê a liberação de R$ 16,5 milhões, visa diminuir as desigualdades regionais e tem como meta organizar uma cadeia produtiva completa, que transforme a região numa importante produtora de pescados.
A liberação dos recursos no valor de aproximadamente R$ 300 mil para a contratação de uma empresa para desenvolver os projetos executivos depende da assinatura do ministro Lopes. “Assim que chegar ao gabinete em Brasília vou assinar para que estes recursos sejam liberados”, prometeu o ministro da Pesca.
Lopes elogiou a estrutura do Centro de Capacitação e afirmou que o setor de aquicultura será a grande salvação do mundo, por que será responsável por alimentar a população.
Nortelândia, Arenápolis e Alto Paraguai, que tiveram como principal atividade econômica o garimpo de diamantes, serão as cidades polo. A previsão é de que 300 famílias serão beneficiadas pela cadeia do pescado com a construção de 500 tanques escavados.
O projeto contempla a implantação, em Nortelândia, de uma unidade de beneficiamento de pescado, com capacidade para cinco toneladas/dia, e de uma fábrica de ração, com capacidade de produção de sete toneladas/dia. Em Alto do Paraguai a construção de um laboratório de produção de alevinos com capacidade para produzir 5 milhões de alevinos/ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário