Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 9 de setembro de 2014

"Parlamentos de língua portuguesa querem ampliar interação com cidadãos"

A cooperação entre os parlamentos de língua portuguesa poderá ampliar a interação dos cidadãos desses países com o Poder Legislativo. O tema "participação popular" esteve presente em praticamente todos os relatórios de atividades apresentados, nesta segunda-feira (8), por delegações dos sete países que participam, em Brasília, do 15° Encontro dos Secretários-Gerais dos Parlamentos de Língua Portuguesa.
O evento é realizado na Câmara dos Deputados e se estende até quarta-feira (10). Os relatórios da Câmara e do Senado destacaram o papel dos instrumentos de interatividade na elaboração de leis e nas ações de fiscalização com participação direta do cidadão brasileiro. O portal e-Democracia, o telefone 0800 619 619, as enquetes sobre projetos de lei polêmicos e as contas em redes sociais são alguns dos instrumentos que interessaram, por exemplo, à secretária-geral da Assembleia Nacional de Cabo Verde, Libéria Brito.
"O grande ganho de participar desses fóruns multilaterais é ouvir outras experiências, acolhê-las e adaptá-las a nossa realidade. No âmbito do protocolo bilateral que pretendemos converter em um programa de ações, certamente contarei com o apoio institucional da Câmara dos Deputados para implementar o grande desafio de todos os Parlamentos, que é estar cada vez mais próximos do cidadão e dar ao cidadão a possibilidade de participar, de sentir-se ativo e parte das decisões", disse a secretária.
Interação
O diretor-geral da Câmara dos Deputados e presidente da associação dos secretários-gerais, Sérgio Sampaio, mostrou que, de janeiro a agosto deste ano, foram registradas 2,84 milhões de interações dos brasileiros com a Câmara por meio dos diversos canais de comunicação da Casa. Este número é mais de três vezes superior às 800 mil interações registradas ao longo de todo o ano passado.

Gustavo Lima/Câmara dos Deputados
Reunião dos Secretários-Gerais da ASG-PLP. Diretor Geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio
Sérgio Sampaio: cooperação inclui acordos para treinamento e formação de quadros profissionais.
Sampaio ressaltou que a cooperação entre os parlamentos é feita principalmente por meio de acordos para o treinamento e a formação de quadros profissionais. "Ao longo desses 15 anos [de associação], nós podemos dizer, com uma ponta de orgulho, que já ajudamos muitos parlamentos a se desenvolver e a se tornar parlamentos consolidados, que fazem realmente a democracia acontecer em seus países."
Modernização
Além da interação com o cidadão, houve destaque também no encontro dos Parlamentos de Língua Portuguesa para a necessidade de os parlamentos buscarem, ao mesmo tempo, a modernização e a redução dos gastos.

"São espaços que aproveitamos para trocar experiências, tendo em conta as diferenças de realidade dos nossos países e os estágios de desenvolvimento, já que os parlamentos também se moldam em função disso", disse o secretário-geral da Assembleia Nacional de Angola, Pedro Neri.
Além de Brasil, Angola e Cabo Verde, o encontro também reúne secretários-gerais dos parlamentos de Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.
Confira aqui a programação do evento, que vai até quarta-feira (10).
Reportagem – José Carlos Oliveira
Edição – Pierre Triboli

Nenhum comentário:

Postar um comentário