Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

"JEConnect e Bgans garantem apuração rápida e segura em Mato Grosso‏"

Com o uso de tecnologia de ponta para apuração e totalização dos votos, o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) espera divulgar o resultado das Eleições Gerais 2014 no mesmo dia da votação, 26 de outubro. Para garantir o resultado, a Justiça Eleitoral conta com a participação de aproximadamente 350 técnicos que irão operar os sistemas de transmissão de dados por meio da internet, denominado ‘JE Connect’, e os equipamentos de transmissão via satélite, os Bgans. 
O ‘JE Connect’ foi criado com o objetivo de transmitir os boletins das urnas eletrônicas direto para o sistema do TRE. Em Mato Grosso, 245 técnicos vão operar em cerca de 400 pontos de transmissão pelo JE Connect, em 40 municípios.  Apesar de utilizar uma rede de dados pública como a internet, as informações dos boletins de urnas serão transmitidas de forma criptografada, garantindo assim a impossibilidade de alteração, mantendo o sigilo da informação.
Os dados serão transmitidos para a Justiça Eleitoral pelos computadores das escolas. Para que isso ocorra com segurança, o Tribunal contará com o JE- Connect, que é um conjunto de sistemas inseridos em mídias, que possibilitará o uso de qualquer computador como hospedeiro temporário para a transmissão dos arquivos. Resumindo, o TRE-MT, por meio de um sistema operacional próprio, transformará, num curto espaço de tempo, os computadores comuns que estarão nas seções eleitorais em máquinas da Justiça Eleitoral.
De acordo com secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Ailton Lopes, a tecnologia é segura e tem capacidade de transmitir todos os dados de forma rápida e precisa. “Após a urna emitir os resultados, eles são colocados no computador com o JE Connect e esse resultado é transmitido direto para o TRE e totalizado. Evita-se, assim, o translado até o local de apuração. Com isso damos celeridade na apuração dos votos”, explicou.
 Via Satélite
Outra metodologia que visa acelerar a divulgação dos resultados no Estado é a transmissão por satélite. Para este pleito o TRE-MT irá utilizar 95 Bgans, equipamentos que permitirão a transmissão dos votos depositados nos locais de votação de difícil acesso, no interior de Mato Grosso. Sem essa tecnologia, os técnicos do TRE levariam horas até levar a urna eletrônica para o local mais próximo com conexão segura de internet para realizarem a transmissão dos dados. O Tribunal contratou e treinou 97 técnicos para operar os Bgans.
Os equipamentos são disponibilizados aos TREs pelo TSE, com o objetivo de garantir segurança, transparência e agilidade no envio dos dados das urnas eletrônicas para a totalização dos votos. Em Mato Grosso, o equipamento será usado em 95 locais remotos, incluindo aldeias indígenas e comunidades isoladas sem acesso a internet ou rede de telefonia. Com o sistema por satélite é possível acelerar o processo da conferência de votos, já que a totalização dos resultados chegará no tempo real da apuração, antes do envio das urnas eletrônicas. 
O secretário de Tecnologia de Informação do TRE-MT, Ailton Lopes, classificou os técnicos responsáveis pela apuração como soldados à frente da batalha. “Em Mato Grosso, é uma operação de guerra, com muitas urnas que só chegam de barco ou avião aos locais isolados e que demoram dois dias para retornar após a apuração. Os técnicos de satélite têm uma grande responsabilidade pelo sucesso das eleições, por isso é importante que tenham comprometimento e segurança”, analisou.
Apuração
Além do Centro de Eventos do Pantanal, onde é realizada a apuração dos votos em Cuiabá e Várzea Grande, Mato Grosso conta ainda com outros quatro locais para transmissão de resultados.  Em Rononópolis, Sinop, Porto Alegre do Norte e Peixoto de Azevedo, são montadas estruturas para receber os resultados que serão transmitidos ao TSE. Nas outras localidades a totalização dos votos será realizada nas sedes dos cartórios.
Todos os dados transmitidos, seja via satélite, internet ou sistema próprio da Justiça Eleitoral, são enviados ao TSE, que transmitem os dados de volta para os regionais. De acordo com Ailton Lopes, nestes locais são instalados links exclusivos da estrutura do TRE para enviar o resultado. Cada partido político ou coligação poderá credenciar até três fiscais, que se revezarão na fiscalização dos trabalhos de apuração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos