Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

"Funcionários da Coder são orientados a combater assédio moral e sexual no trabalho"

“Assédio moral ou sexual é crime e as vítimas não devem ter medo de denunciar”. Esta foi a principal mensagem repassada pela presidente do Conselho Municipal de Defesa da Mulher, Mara Oliveira, durante palestra realizada na manhã de terça-feira (17) na sede da Coder. Por cerca de uma hora ela falou sobre os diversos tipos de assédio e respondeu as indagações feitas pelos servidores e servidoras da empresa.
Mara esclareceu que o assédio sexual pode ocorrer dentro ou fora do ambiente de trabalho e, em todas as situações, configura crime previsto no Código Penal. Já o assédio moral ocorre no âmbito profissional e geralmente é praticado por pessoas que ocupam cargos de chefia.
“Ridicularizar, impor tarefas impossíveis de serem cumpridas ou que resultem em constrangimento à pessoa são algumas formas do assédio moral. Muitas vezes o trabalhador não reage e, por conta desse tratamento opressivo, acaba desenvolvendo doenças como a depressão ou assume um comportamento violento no ambiente familiar”, alertou.
A orientação é para que as vítimas, ou colegas que presenciem esse tipo de atitude, denunciem a prática aos diretores da empresa e, caso persista a situação, procurem a Justiça do Trabalho ou registrem o caso numa delegacia de polícia.
Autoestima
A palestra foi realizada a pedido da direção da Coder e contou também com a participação de uma enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, que ressaltou a relação entre o ambiente de trabalho e uma vida saudável.
Conforme o diretor administrativo da Coder, Sérgio Luiz Teixeira Gomes, a palestra teve cunho preventivo e faz parte das atividades visando orientar a equipe e melhorar o ambiente de trabalho na empresa. “É fundamental que todos os servidores conheçam seus direitos e deveres. Defendemos o respeito e a convivência saudável no ambiente de trabalho e estamos vigilantes para combater qualquer abuso”, afirmou.
A palestra de ontem foi a penúltima programação prevista no calendário de atividades organizado pelo Departamento de Recursos Humanos da Coder. A empresa encerrará este calendário no próximo dia 13 de dezembro, com um culto ecumênico e um café da manhã oferecido a todos os servidores.
“No ano que vem daremos sequência às atividades orientativas, buscando sempre aumentar a conscientização e elevar o sentimento de autoestima da equipe”, disse Wilson Viana, responsável pelo Departamento de RH da Coder.
 Eduardo Ramos
Foto: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário