Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

sábado, 20 de dezembro de 2014

"Deputados homenageiam Henrique Eduardo Alves em despedida no Plenário"

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), foi homenageado na noite de quarta-feira (17) por parlamentares de vários partidos. Em pronunciamentos no Plenário, diversos deputados ressaltaram a capacidade de diálogo de Alves, seu compromisso com a autonomia do Legislativo e o respeito à atividade parlamentar. Ele deixará a Câmara depois de 44 anos (11 mandatos consecutivos), ao fim da atual legislatura.
A coordenadora da bancada feminina da Câmara, deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), disse que Alves contribuiu para o avanço das propostas de interesse das mulheres. “Ao assumir a Presidência desta Casa, Henrique Eduardo Alves propôs e aprovou a Secretaria da Mulher na Câmara, para construir a Coordenadoria da Bancada Feminina e a Procuradoria da Mulher”, afirmou.
A deputada Rosinha da Adefal (PTdoB-AL) agradeceu Alves pela reforma do Plenário, que ficou completamente acessível aos cadeirantes. Já o coordenador da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), destacou a atuação de Alves, na época em que foi líder do PMDB, em defesa do novo Código Florestal.
Conduta
A conduta de Alves como presidente da Câmara foi elogiada pela deputada Luciana Santos (PCdoB-PE). Segundo a parlamentar, Alves debateu “problemas e questões estratégicas, com firmeza na tomada de posição como presidente da Casa, garantindo a sua autonomia e independência”.

O deputado Felipe Maia (DEM-RN) ressaltou o respeito de Alves pelas normas da Câmara. “Em nome do Democratas, quero dizer que eu só tenho elogios a fazer a sua atuação como líder do PMDB, como presidente desta Casa, sempre representando, sempre respeitando o Regimento, sempre respeitando não só a maioria, mas também a minoria”, afirmou.
Também homenagearam Alves, em discursos no Plenário, os deputados Nilson Leitão (PSDB-MT), Vicentinho (PT-SP), Sandra Rosado (PSB-RN), Júnior Coimbra (PMDB-TO), Andre Moura (PSC-SE), Akira Otsubo (PMDB-MS), Benedita da Silva (PT-RJ) e Alessandro Molon (PT-RJ).
Trajetória
Henrique Eduardo Alves foi eleito pela primeira vez em 1970, depois de seu pai, o ex-governador do Rio Grande do Norte Aluizio Alves, ter sido cassado pela ditadura militar. Ao longo de 44 anos no Parlamento, sempre no mesmo partido – o PMDB – ele participou da oposição ao regime militar, do movimento Diretas Já e da Assembleia Nacional Constituinte.

Entre 2007 e 2012, exerceu a liderança da bancada do PMDB na Câmara dos Deputados e, em 2013, foi eleito presidente da Casa.
Da Redação – PT

Nenhum comentário:

Postar um comentário