Em continuidade ao debate sobre o aumento do número de miseráveis no Brasil, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio realiza, nesta terça-feira (2), audiência pública com o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Sergei Suarez Dillon Soares.
O assunto já foi debatido na comissão em uma audiência com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Agora, o deputado Mendonça Filho (DEM-PE), autor dos requerimentos de ambas as reuniões, busca com essa audiência compreender porque os dados foram divulgados pelo Ipea poucos dias após o segundo turno das eleições presidenciais. “Diante dos novos números e do momento escolhido para a divulgação do aumento no número de miseráveis, julgo fundamental a presença do presidente do Ipea para prestar os necessários esclarecimentos a respeito do assunto”, disse o deputado.
A reunião será realizada às 14h30, no plenário 5.
Números do Ipea
De acordo com dados publicados pelo Ipea no início deste mês, é a primeira vez desde 2003, quando havia 26,24 milhões de brasileiros em situação de miséria, que o indicador registra alta: entre 2012 e 2013, o número passou de 10,08 milhões para 10,45 milhões, crescimento de 3,68%.
A classificação adotada pelo Ipea leva em conta os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), baseados em uma estimativa do valor de uma cesta de alimentos com o mínimo de calorias necessárias para suprir adequadamente uma pessoa; e também os parâmetros do Programa Brasil sem Miséria, que estabelece em R$ 77 per capita por mês a linha de extrema pobreza.
Reportagem - Ana Cristofari
Edição – Regina Céli Assumpção
Nenhum comentário:
Postar um comentário