Minha opção de atuação pelo Municipalismo está estreitamente atrelada à preocupação com a qualidade de vida das pessoas onde elas moram.
Recordista em número de mandatos consecutivos, o deputado federal Wellington Fagundes (PR), garantiu na última sexta-feira (19), durante cerimônia de diplomação, que irá honrar os compromissos, feitos durante a campanha e sua trajetória política. “Quero ser um ativista firme na defesa da Reforma Política-partidária e pelo fortalecimento das instituições, também vou trilhar firme para aprovar uma reforma tributária e trabalhista. Lutarei por mais justiça na distribuição dos recursos públicos, para isso serei defensor da reformulação do Pacto Federativo”.
Wellington lembrou os anos que atuou na Câmara Federal e pontuou que é hora de olhar para frente. “Foram seis mandatos como deputado federal, isso representa 24 anos de minha vida. Seis eleições consecutivas, duas das quais fui o mais votado, o que representou mais responsabilidade. Somente consegui este feito honrando os compromissos assumidos, especialmente aquele de bem representar os anseios do povo. Mas é hora de olhar para frente. Mato Grosso é um gigante inquieto e os desafios são tão gigantescos quanto nosso território e a capacidade de trabalho de nosso povo”.
O senador recém-empossado destacou ainda, que o certame eleitoral de outubro representa mais que a delegação de uma confiança. Para ele, o diploma “representa, em verdade, a escrituração de um grande desafio, talvez a derradeira oportunidade que os eleitores nos deram de promover as transformações desejadas por todos, tanto no Executivo quanto no Legislativo".
Municipalismo
Wellington
reforçou que continuará firme no trabalho em favor dos municípios. “Por mais
que digam que a missão de um senador é mais ampla, carregada de liturgias, eu,
Wellington Fagundes, não irei abandonar as enraizadas convicções colhidas ao
longo do tempo, de ser um senador municipalista, trabalhando para garantir
melhorias em todas as cidades de nosso Estado”.
”Minha opção de atuação pelo Municipalismo está estreitamente atrelada à preocupação com a qualidade de vida das pessoas onde elas moram. Onde a simplicidade da vida no interior nos faz refletir sobre o verdadeiro sentido da nossa atividade”, comentou.
Confira
no discurso na íntegra:
“Excelentíssimo Senhor Presidente do Tribunal Regional Eleitoral,
Desembargador Juvenal Pereira dos Santos.
Meus senhores, minhas senhoras, imprensa!!!
Esta solenidade, como ato formal do calendário democrático, é, com toda certeza, um momento marcante de grande celebração. Mas sinto necessário alertar para algo mais, muito importante: o diploma que recebemos aqui vem acompanhado de um depósito de esperança. É a procuração que os eleitores nos dão para promover as mudanças e transformações tão visivelmente necessárias e desejadas por todos. Para alguns, pode ser até a última esperança.
O desejo de transformação que foram manifestados nas ruas, na maior mobilização popular vista no Brasil desde as “Diretas Já”. Os ecos daqueles protestos se refletiram claramente no resultado geral das eleições. São transformações requeridas de forma eloquente, convocadas a ocorrer tanto no Legislativo como nos poderes Executivo e Judiciário.
De minha parte, como senador eleito, quero reafirmar meus compromissos, feitos durante a campanha e durante minha trajetória política. Quero ser um ativista firme:- na defesa da Reforma Política-partidária e pelo fortalecimento das instituições, também vou trilhar firme para aprovar uma reforma tributária e também a trabalhista.
- Serei ativista também na luta por mais justiça na distribuição dos recursos públicos. Vamos trabalhar pela reformulação do Pacto Federativo.
Nesse sentido, quero me congratular com os colegas parlamentares da Assembleia Legislativa, em especial a bancada do PR, que, em sintonia com os clamores do municipalismo, aprovaram a Lei 10.051, que destinará, a partir de 1º de Janeiro próximo, parcela do FETHAB (Fundo Estadual de Transporte e Habitação) para os 141 municípios mato-grossenses. É um avanço espetacular e tenho certeza que os prefeitos farão boa gestão deste recurso em benefício de nossa gente.
Senhores convidados, eleitores de Mato Grosso, prefeitos e vereadores aqui presentes, quero reiterar que estou pronto e preparado para servir ao povo de nosso estado.
Foram seis mandatos como deputado federal. Isso representa 24 anos de minha vida. Seis eleições consecutivas, duas das quais fui o mais votado, o que representou mais responsabilidade. Somente consegui este feito honrando os compromissos assumidos, especialmente aquele de bem representar os anseios do povo.
Mas é hora de olhar para frente. Mato Grosso é um gigante inquieto e os desafios são tão gigantescos quanto nosso território e a capacidade de trabalho de nosso povo.
Rogo a Deus para que eu tenha sempre SENSIBILIDADE e INICIATIVA para continuar zelando pelo bem comum. Em cada campanha eleitoral aprendemos lições novas.
O contato com o povo traz o relato de situações de vida que nos comovem e inspiram ao trabalho e à promoção das mudanças, que aqui me proponho a continuar com mais ênfase.
Minha opção de atuação pelo Municipalismo está estreitamente atrelada à preocupação com a qualidade de vida das pessoas onde elas moram – nos municípios. Onde a simplicidade da vida no interior nos faz refletir sobre o verdadeiro sentido da nossa atividade. Nesse contato, encontrei várias figuras inspiradoras que muito marcaram minhas eleições, como a do “Seu Luiz” – lá de Pedra Preta. “Oh o voto do Welto. Não esqueça o voto do Welto”. Com sua simplicidade, ele comunicou a sua confiança em meu trabalho, acreditando na minha força de vontade e nas minhas propostas. Permanecerei fiel a esta confiança em mim depositada, tanto pelo Seu Luiz e pelo povo mato-grossense.
A luta pela infraestrutura de logística e transportes prosseguirá com mais força. Vamos lutar para consolidar melhorias no setor de rodovias, ferrovias, hidrovias e aeroportos. Dado o gigantismo, e por estar no centro da América do sul e do brasil, o nosso estado precisa de melhores estruturas para garantir que o nosso maior patrimônio: a capacidade de trabalho de nosso gente, logre mais êxito no escoamento das riquezas produzidas.
Eu e meus suplentes, Dr. Jorge Yanai, um médico experiente e humanista, e o Professor Manoel Motta, homem de larga experiência em ensino, temos o compromisso com o bom desempenho desse mandato. Trabalharemos por melhores condições no atendimento de saúde, um dos serviços mais reclamados pela população. Por melhores condições de Segurança e Educação. São áreas fundamentais para o bem-estar das famílias mato-grossenses. Nossa população deve ter orgulho não só dos números apontados pelo desempenho econômico, mas de dizer ao mundo: Eu moro em Mato Grosso, um dos melhores lugares do mundo para se viver!!!
Assim sendo, de minha parte, EU Garanto: Jamais ouvirão de mim qualquer crítica, sem que eu aponte um caminho melhor, mais adequado ou menos oneroso, para o bem da sociedade. Jamais me perfilarei ao lado daqueles que praticam o “quanto Pior, Melhor”.
Conceitualmente é preciso dizer que o voto popular carrega em si muitos valores, como a confiança e a ousadia de mudar os destinos de uma cidade, de um Estado, de uma nação. A cada um de nós cabe respeitar essa vontade de mudança, deixando para trás as cisões e rancores que possam ter surgido durante a disputa eleitoral.
Sou um político de Luta, mas jamais de briga. Portanto, contem conosco no Senado, Senhor Governador, senhoras e senhores deputados, prefeitos e vereadores, sociedade. Contem com o nosso trabalho, com a nossa vontade de realizar mais por Mato Grosso. Lá estarei cerrando fileiras junto com Blairo Maggi e José Medeiros, ao lado da nossa bancada de deputados federais.
NINGUEM FAZ NADA SOZINHO!
Por isso, desde já convoco todos a estarmos unidos pelo bem do Estado de Mato Grosso. Quero aproveitar esta ocasião para me dirigir ao governador eleito José Pedro Taques. Governador, estivemos em palanques opostos durante a campanha, mas tenho a certeza absoluta de que, mesmo estando na oposição, compartilhamos dos mesmos ideais: Queremos ver o Mato Grosso como um estado padrão, modelo de sociedade, reduzindo as desigualdades.
Minha forma de fazer política é com construção, com responsabilidade e, acima de tudo, com zelo pelo bem comum. O debate no campo das idéias leva a soluções melhores. Pretendo continuar procedendo assim.
Em 1991, me elegi pela primeira vez e, mesmo sem nenhuma experiência, procurei ajudar e acrescentar às realizações do governo Jayme Campos. Em seguida, me prontifiquei em contribuir com os avanços do governo Dante de Oliveira. Com orgulho, ajudei a construir o projeto Brasil-Itália – maior projeto de construção de pontes em estradas de escoamento de produção de Mato Grosso, inclusive a ponte Sergio Motta, cartão postal de nossa capital.
Mais recentemente, contribui com os governos Blairo Maggi, quando trabalhamos firmes para edificar um Mato Grosso com desenvolvimento sustentável, procurando equilibrar os interesses econômicos com os sociais e os ambientais.
Dando prosseguimento a essa linha do tempo, chegamos ao governo de Silval Barbosa, que está se encerrando. Não tenho dúvidas em afirmar, Governador, que sua gestão foi marcante para o desenvolvimento desse estado. Destaco aqui o programa de pavimentação de estradas, o MT-Integrado, que contempla municípios mais antigos do Estado e proporciona oportunidades de desenvolvimento econômico e social de maneira igualitária. Cito também as obras da Copa do Mundo, que dotaram o trânsito de Cuiabá de inúmeras soluções, dentre elas, todas as trincheiras e viadutos em Cuiabá e VG, a federalização da Rodovia dos Imigrantes e a luta pela duplicação da BR-163, entre a divisa com Mato Grosso do Sul até Sinop, e outras tantas obras que resultaram do meu trabalho junto ao Ministério dos Transportes. Entre as 12 capitais brasileiras sedes da Copa do Mundo, Cuiabá foi a que mais benfeitorias recebeu. Seu mandato entrará para a história como um grande legado.
Gostaria agora de dirigir algumas palavras para a Desembargadora Maria Helena Póvoas, digníssima corregedora deste TRE, e que ocupará a presidência desta Corte. Em seu nome quero cumprimentar todos os integrantes da Justiça Eleitoral que, com trabalho, esforço e muita organização viabilizaram este grande momento da democracia brasileira no Estado de Mato Grosso. Dizer ao senhor presidente, Juvenal Pereira, aos senhores magistrados e à sociedade aqui presente que, como presidente da Frente Parlamentar de Aperfeiçoamento da Justiça, tenho a perfeita compreensão de que uma justiça lenta não é justa e por isso temos que trabalhar arduamente para modernizá-la e aperfeiçoá-la. Vou continuar o trabalho de garantir cada vez mais os meios para estruturar o Judiciário Brasileiro, esse que é o poder das pacificações das contendas, um dos tripés da democracia.
Quero ainda agradecer o apoio da classe à Emenda Constitucional 170, a denominada “PEC das Diretas-Já do Judiciário”. Esse apoio significa muito, pois representa a sintonia desse poder com os aspectos das lutas democráticas pelas liberdades.
Quero terminar agradecendo primeiramente a Deus, pelas oportunidades que tem me concedido ao longo de minha vida, de fazer aquilo que mais gosto: estar em contato com o povo, trabalhando pelo bem comum, sendo um agente político das transformações percebidas no anseio popular. Um agradecimento especial aos meus familiares, a minha querida esposa Mariene, companheira de todas as lutas; aos meus filhos, João Antonio e Diógenes, e a todos da minha família.
Agradeço também aos membros de minha equipe de trabalho e a todos os que me ajudaram a chegar aqui.
E mais uma vez quero agradecer aos eleitores. A vocês reafirmo o meu compromisso de retribuir com muito trabalho essa confiança em mim depositada.
Finalizando, quero desejar a todos que a luz divina do nascimento de Jesus entre os homens ilumine nossos caminhos. Um natal cheio de amor e paz e um ano novo pleno de realizações e prosperidade.
A todos o meu Muito Obrigado e um grande abraço: do tamanho do nosso Mato Grosso”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário