Estudantes entre 10 e 15 anos das escolas públicas de Mato Grosso começaram a ‘tomar gosto’ pela política bem cedo. Eles participam do Programa Jovem Cidadão - Parlamento Mirim da Assembleia Legislativa e formaram suas convicções após visita à Câmara dos Deputados e o Senado Federal. Entre outras atividades, foram recebidos pelo deputado federal Wellington Fagundes (PR), eleito senador em outubro passado. Os estudantes entregaram ao parlamentar um conjunto de projetos que discutiram e elaboraram em sala de aula.
A visita serviu para que os jovens conhecessem o dia-a-dia de um parlamentar. As opiniões, segundo eles, mudaram completamente. Caso de Thiago Carajoinas, de 13 anos, cuja percepção da política, a partir de agora, é outra, principalmente no que diz respeito a ser um político algum dia. “Antes eu pensava ser algo inalcançável. Agora conheci a vida dos deputados, vi como é agitado. Vi o trabalho dos vereadores, dos senadores, da Câmara, e aprendi muitas coisas”, afirmou.
“Achava que a política era só roubalheira, mas vi que há vários parlamentares que não pensam em roubar, mas fazer seu papel como políticos”, acrescentou Camila Horrana, aluna do 8º ano.
Para o deputado federal Wellington Fagundes, a iniciativa renova o interesse pela política no país. “É importante que esses jovens sejam estimulados, para que a gente possa não somente ter a renovação, mas também o amadurecimento do processo democrático. É fundamental também essa iniciativa da Assembleia Legislativa, e o apoio dos prefeitos, como do Josair (Lopes, de Dom Aquino), que aqui esteve, porque isso estimula mais ainda essa participação”, conta.
O republicano disse ainda que pretende apoiar sempre tais iniciativas como forma de ajudar a desmistificar a política e reverter essa imagem ruim. Para ele, o afastamento popular da política cria um vazio que acaba por facilitar a vida de políticos sem compromisso ou raiz com a sociedade e os interesses comuns.
O professor Paulo Roberto Junior, da Secretaria de Educação do Estado, conta que a participação dos jovens é extremamente importante por desenvolver atividades que complementam o conteúdo dado em sala de aula: “Aqui eles podem vivenciar na prática, ter uma noção de como funciona a vida política do país. É de extrema importância também o retorno para a escola, onde eles vão compartilhar com os colegas as experiências e estimular os colegas a participarem da vida pública”, acrescentou.
Entre os projetos de lei que os estudantes discutem há, inclusive, o que trata do ensino obrigatório das disciplinas de Política e Legislação nas escolas brasileiras. Wellington disse que vai estudar com sua equipe todas as propostas. "Por certo, aqui estão situações que podem ajudar em muito a entender aquilo que os estudantes pensam. E nós representantes temos que estar sintonizados com esses interesses coletivos", frisou.
Assessoria
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