Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

"A posse de um novo governante é um verdadeiro rito de passagem, solene, que começa aqui, na Assembleia Legislativa,diz Riva"

A posse de um novo governante é um verdadeiro rito de passagem, solene, que começa aqui, na Assembleia Legislativa. Espera-se de quem vai, um balanço. Espera-se de quem chega, uma projeção, uma sinalização para o futuro. Em momentos como este, em que olhamos para o futuro, cabe-nos contemplar, mais uma vez, a história de que fazemos parte e as pessoas que sonharam e lutaram antes de nós.


E assim acontece a cada eleição. E desta vez não foi diferente, a população pôde escolher o modelo de Governo que mais lhe oferecesse garantias de um futuro promissor e melhor expectativa de vida. Um modelo que tivesse melhorias e aperfeiçoamentos em todos os campos sociais, seja na Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Segurança, Logística, enfim, em todas as áreas em que um Governo deve atuar.


E foi desta forma, na disputa mais democrática existente, que é a eleição, que a sociedade optou por este novo modelo de Governo, influenciada por um desejo forte de mudança e que será executado pelo governador Pedro Taques.


Em meus quase 30 anos de vida pública, compreendi, pelas lições deixadas, que nossas palavras e ações não têm força isoladamente, porém quando juntos, uníssono com a sociedade, temos o poder da mudança em nossas mãos. Aí repousa os ideais da Democracia.


Em honra a esta Democracia, hoje estamos dando início a um novo ciclo para Mato Grosso. Hoje o governador eleito democraticamente pelo povo toma posse nesta Casa e terá pela frente uma tarefa árdua de transformação deste estado que refletirá na vida de cada cidadão.



Por estar em meu quinto mandato de deputado, tive o privilégio de ver, participar e ajudar fazer este Mato Grosso de hoje. Cada governante, em seu tempo, deixou um legado. Desde a criação do estado, acompanho de perto as transformações de Mato Grosso, iniciado com o processo de consolidação de suas instituições em um estado novo no governo de Frederico Campos.

Já no governo de Júlio Campo, ocorreu o processo ocupação de regiões ainda inóspitas como o médio-norte e Araguaia e, assim, iniciando nosso desenvolvimento. Com essa expansão, Mato Grosso viveu um crescimento vertiginoso nos governos de Bezerra e Jayme, culminando com a consolidação do estado do agronegócio no governo de Dante de Oliveira.


Dante ainda organizou o funcionamento e a forma de atuação do Governo, preparando para o Estado para um futuro de muitas realizações. Como ele mesmo dizia: Vender os potenciais do estado e buscar novos investidores para explorar o que temos de mais nobre: nossas terras, nosso clima e nosso potencial de produção.


Nesse sentido, o governo de Blairo Maggi começou esse processo de fortalecimento e realizações em Mato Grosso. Com Blairo houve a participação da sociedade organizada, através dos consórcios, na construção e pavimentação de rodovias. Também teve um olhar social, construindo milhares de casas para os mais necessitados, resgatando a dignidade daqueles que não tinham onde morar e criar suas famílias.


Nesta mesma plataforma de trabalho, ocorreu a eleição do governador Silval Barbosa que teve como marca as obras da Copa e a realização da Copa do Mundo em Cuiabá, além do MT Integrado, que pretende interligar todos os 141 municípios do Estado com, ao menos, uma via pavimentada.

E hoje damos início a um novo ciclo de governo. Como opositor que fui no pleito eleitoral de 2014, torço e farei minha parte para que vossa excelência tenha um governo promissor.


Temos presente que a governabilidade é tarefa de quem obteve nas urnas o mandato para governar. Neste sentido, garanto que não existirá barreiras entre os Poderes Executivo e Legislativo para que exista a governabilidade. Garanto que o meu partido, o Partido Social Democrático (PSD), não fará oposição destrutiva e os parlamentares estarão a vontade para votarem livremente os projetos que acharem importantes para Mato Grosso.


Como um simples cidadão que me tornarei a partir de fevereiro, ficarei na torcida para que aconteça somente o melhor, pois faço parte deste estado e, como cidadão, também colho os resultados das ações governamentais, sejam eles positivos ou negativos.


Hoje ainda como parlamentar, nestes últimos dias que me resta nesta condição, ajudarei diuturnamente a construir um estado melhor. Como cidadão vou procurar ficar o mais distante possível da politica, mesmo com uma filha parlamentar. Retomarei meus negócios, mas como entusiasta, sempre estarei na torcida para que Mato Grosso seja cada vez melhor para se viver.


Por fim, agradeço a minha família e aos cidadãos e cidadãs mato-grossenses, por muito de vocês aqui representados, que me confiaram, através do voto, representá-los.


Aqui participei da construção da autonomia política e financeira deste Poder, da construção desta nova sede, da criação da TV e Rádio Assembleia, da fundação da Escola do Legislativo e até da recente construção e inauguração do maior teatro de Mato Grosso, o Teatro do Cerrado – Zulmira Canavarros, com capacidade de 774 lugares e estacionamento para mais de 500 carros, entregue aos cidadãos, em homenagem a toda nossa cultura.


E assim, com uma Assembleia Legislativa forte e independente, desejo sorte ao novo governador e reitero a disposição deste Poder, em cooperar na construção de um novo Mato Grosso ainda melhor para todos, sinto ser essa a vontade de todos os deputados desta Casa, desta e da próxima legislatura.


Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário