Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

"Dilma Rousseff inicia, aos 67 anos, seu segundo mandato como presidente"

A presidente Dilma Rousseff assume o segundo mandato como presidente da República aos 67 anos. Natural de Belo Horizonte, Dilma é divorciada e tem uma filha, Paula Rousseff.
A presidente iniciou sua militância política aos 16 anos, na luta armada contra a ditadura militar. Foi presa em 1970 por quase três anos e submetida a tortura, na cidade de São Paulo. Após deixar a prisão, Dilma mudou-se para Porto Alegre e formou-se em Economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Em 1980, ajudou a fundar o PDT. Foi secretária estadual de Energia, Minas e Comunicações, no governo de Alceu Collares no Rio Grande do Sul e no de seu sucessor, Olívio Dutra. Em 2001, Dilma filiou-se ao PT.
Durante a campanha de 2002, que levou Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, Dilma foi da equipe responsável por formular o plano do governo na área energética. Foi convidada então a ocupar o Ministério de Minas e Energia em 2003. Permaneceu no cargo até 2005, quando foi nomeada ministra-chefe da Casa Civil, substituindo José Dirceu, atingido pelo escândalo do mensalão.
Em 2009, Dilma enfrentou um câncer no sistema linfático. Após sessões de radioterapia e quimioterapia, anunciou que estava curada da doença. Meses depois, sua candidatura à Presidência foi oficializada pelo PT e ela teve Lula como seu principal cabo eleitoral. Nas eleições de 2010, derrotou o candidato do PSDB, José Serra, no segundo turno, com 56% dos votos válidos, e tornou-se a primeira presidente mulher do Brasil.
Na eleição de 2014, venceu o candidato do PSDB, Aécio Neves, também no segundo turno. Ela recebeu 51,6% dos votos, contra os 48,4% a favor de Aécio. Essa foi a disputa presidencial mais acirrada da história política brasileira, desde a redemocratização do País. Em seu primeiro discurso como presidente reeleita, Dilma prometeu a reforma política e o combate à corrupção.
Com a vitória de Dilma, o PT se consolida como o partido que ficou mais tempo no poder desde a redemocratização. Com o novo mandato de Dilma, serão 16 anos à frente do Palácio do Planalto.
Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcos Rossi

Nenhum comentário:

Postar um comentário