Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

"Em 10 anos, Brasil reduz 68% dos casos de hanseníase"

A hanseníase é uma doença em queda vertiginosa no Brasil. De 2003 a 2013, o número de casos registrados caiu 68%, passando de 4,52 para 1,42 por 10 mil habitantes.

 No mesmo período, a taxa de cura aumentou 21,2%, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (21), pelo Ministério da Saúde.

Ainda segundo o ministério, em 2014, 84% dos pacientes em tratamento da hanseníase conseguiram se curar.
 No mesmo ano, foram registrados 24.612 casos novos da doença no País. Em 2003, foram 51.900 casos identificados.

Para o ministro da Saúde, Artur Chioro, a redução é reflexo do maior acesso ao tratamento e das campanhas do governo para erradicação da doença. Segundo ele, será possível alcançar o fim da hanseníase em breve no Brasil.

“Temos a ambição de eliminar a hanseníase como um compromisso do Sistema de Saúde. É possível”, garantiu o ministro, durante entrevista coletiva, em Brasília.

Chioro ressaltou, no entanto, que o diagnóstico precoce torna o tratamento ainda mais efetivo.

“Hoje, com ampliação de equipes de Saúde da Família, com Mais Médicos, temos condições de ter de fato uma outra capacidade da rede de fazer o diagnóstico precoce, identificar a doença e fazer a busca de contaminação em pessoas próximas, sobretudo familiares”, disse o ministro.

Campanha – O Ministério da Saúde quer acelerar ainda mais o ritmo de queda dos casos de hanseníase. Para isso, a pasta lançou nesta quarta a campanha “Hanseníase, quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar”.

A intenção é incentivar o diagnóstico precoce da doença e garantir que o maior número de pessoas saiba que o tratamento é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

A hanseníase é considerada endêmica em todo o país. Mas maior concentração dos casos ocorre nos estados do Pará, Maranhão, Tocantins, Mato Grosso e Pernambuco.

É uma doença infecciosa, caracterizada pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas na pele, que podem dar sensação de formigamento e diminuição da sensibilidade. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas varia de dois a cinco anos.


Flávia Umpierre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos