Todo mundo que tem um perfil em uma ferramenta de rede social seja facebook, instagram, twitter ou em outra acompanha alguma marca ou empresa de que gosta ou se identifica. E os perfis empresariais não são difíceis de encontrar, pois, cada vez mais as empresas estão atentas ao potencial de estarem inseridas nas redes sociais.
O tema é novo, mas totalmente promissor. No mercado a partir de 2012, a agência mato-grossense Engaje, especializada em mídias sociais, é uma das que despontam no assunto e já se tornou referência nacional em traçar estratégias e executar ações nas redes sociais para empresas e agentes públicos.
A Engaje já acumula em seu portfólio mais de 50 empresas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
Conforme revela o CEO e fundador da Engaje, Leonardo Marques, as empresas que investem nas redes sociais procuram estreitar o relacionamento com o consumidor. Ele destaca ainda que as mídias sociais já se tornaram as “queridinhas do marketing”.
“As mídias sociais têm o poder de fazer o que nenhuma mídia tradicional conseguiu até hoje: a interação instantânea entre a marca e o cliente, já que possibilitam chamar a atenção das pessoas em um grau muito maior do que a televisão, por exemplo”, destaca Marques.
Contudo, alerta o diretor da Engaje, João Paulo Stephan, “não basta uma marca estar nas redes sociais é preciso ter um planejamento. A empresa faz um estudo de mercado para saber qual o seu objetivo da empresa”.
“Todos os ramos de negócios têm espaço nessas mídias. Pode-se trabalhar de forma institucional, para agregar valor e identificação com o cliente; ou focar em ações de venda e ter uma agência que trace este processo é essencial para o resultado”, diz Stephan.
Se a estratégia for boa, a clientela é garantida. O Brasil é um dos países em que mais se utilizam as redes sociais. De acordo com estimativas do próprio Facebook, divulgadas em 2014, são 76,8 milhões de brasileiros entre 13 e 65 anos utilizando a ferramenta, o que representa 73% dos usuários de Internet no país.
Em Mato Grosso são 1,4 milhão de pessoas conectadas. Já em Cuiabá e Várzea Grande este número chega a 540 mil. Além disso, existem hoje 2,1 milhões de pequenas empresas brasileiras com fanpages ativas.
Na semana passada, a Engaje lançou sua própria fanpage no Facebook, que em menos de 48 horas atingiu mil curtidas. A proposta é que a página seja uma fonte de conteúdo digital, onde serão divulgadas promoções da agência, notícias sobre redes sociais, memes e cases famosos da Internet além do dia-a-dia de trabalho.
“A ideia é atingir novos públicos e mostrar no nosso próprio canal o que realizamos para os nossos clientes”, explica João Paulo Stephan.
Para acompanhar a Engaje no Facebook acesse www.facebook.com/engajedigital.
ZF PRESS
Soraia Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário