Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 1 de março de 2015

"ARTIGO :Mundo de incerteza"

 No último fim de semana o jornal Valor Econômico publicou no caderno dominical “Eu & Fim de Semana”, uma matéria de profundidade com o título “Um mundo de incerteza”. Nela o jornalista Diego Viana faz uma ampla análise dos problemas conjunturais que ameaçam o mundo atual. A tese do artigo é a de que “instabilidade é a marca de um novo tempo econômico e político, em que se expandem complexas interconexões de riscos e de impactos.”
            Depois de analisar a situação do bloco da União Européia, especialmente a crise grega que ameaça a chamada zona do euro, o jornalista para numa questão crucial: “em 2015, pela primeira vez, um risco socioambiental chega ao topo dos perigos prováveis”. Eles substituirão os riscos de até então na área financeira e econômica. Os perigos ambientais saem da periferia das questões mundiais e migram para o primeiro plano. Diz o artigo, a partir do relatório elaborado no encontro de Davos, mês passado na Suíça: “...um dos riscos é a falha na adaptação a mudanças climáticas que, associada a erros de planejamento urbano – particularmente graves na América Latina – conduz a crises de abastecimento de água e, em seguida,  à falta de alimentos”.
            Prossegue: “Esse cenário é capaz de levar à disseminação de doenças infecciosas, resultantes da diminuição dos padrões higiênicos, mas também a um cenário perigoso de migrações involuntárias de massa”. Quer cenário mais cruel? Em seguida um quadro à parte com o título “Riscos para governos e empresas – principais probabilidades nos próximos dez anos”, ele aponta os riscos:
1-      Conflitos entre países como conseqüências regionais
2-      Eventos climáticos extremos (inundações, tempestades, etc)
3-      Deficiência de governança nacional (corrupção, comércio ilícito, crime organizado, impunidade, impasses políticos, etc)
4-      Colapso ou crise do Estado (impasses internos como instabilidade política, golpe de Estado, conflitos, etc)
5-      Desemprego ou subemprego
6-      Catástrofes naturais
7-      Deficiência de adaptação a mudanças climáticas (omissão ou ineficiência dos governos na proteção dos seus habitantes)
8-      Crises hídricas (redução significativa na qualidade e quantidade de água potável disponível com danos para a saúde humana e para a atividade econômica)
9-      Fraude ou roubo de dados
1-  Ataques cibernéticos.
Quem imaginaria um mundo desses há 20 anos? 
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos