No encerramento da Feira, o presidente do Sindicato Rural, José Nardes, anunciou a data da próxima feira, após apresentação da mesa redonda sobre Infraestrutura e Logística.
A feira que revolucionou o mercado do agronegócio na região sul de Mato Grosso, trouxe ao produtor rural oportunidade de negócios e debates importantes, durante toda a programação, paralelamente à apresentação de palestras técnicas, vitrines tecnológicas, exposição de máquinas, implementos agrícolas, veículos, pivôs e aviões.
O encerramento foi marcado pela mesa redonda com o tema “Infraestrutura e Logística – Gargalos e Soluções” que reuniu autoridades do setor, como o vice governador do Estado, Carlos Fávaro; o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte; Edeon Vaz de Ferreira, diretor executivo do Movimento Pró Logística MT; Miguel Mendes, diretor da Associação dos Transportadores de Carga de MT; Luiz Antônio Garcia, Superintendente do DNIT e o senador Wellington Fagundes.
Em pauta o assunto que afeta o Estado há mais de 30 anos - a Infraestrutura e Logística do Mato Grosso - continua a apresentar os mesmos graves problemas com transporte e vazão. Ainda assim nos anos de 2013 e 2014, MT produziu mais de 46 milhões de toneladas de grãos.
As dificuldades apresentadas por Edeon Vaz de Ferreira, Diretor executivo do Movimento Pró Logística MT, foram reafirmadas por Miguel Mendes, Diretor da Associação dos Transportadores de Carga de MT, que declarou, em sua fala, que “as rodovias do Estado atualmente operam acima de 100% da capacidade, com obras do Programa de Aceleração do Crescimento- PAC paralisadas, como é caso das BRs 163 e 364, por onde são escoadas mais de 30% de toda produção do país”.
Por sua vez, o secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte, voltou a atenção para a atual situação da MT 130 no trecho que liga Primavera do Leste a Paranatinga: “A princípio não conseguiremos reconstruir o trecho, pois enfrentamos problemas com a liberação de recursos para obras, mas, vamos buscar soluções precisas para cada quilômetros dentro realidade da secretaria” destacou o secretário.
O Superintendente do DNIT Mato Grosso, Luiz Antônio Garcia, propôs a todos a concessão via Associação, modelo aplicado em algumas cidades de Mato Grosso , o que baratearia todo o processo em cerda de 50% em relação à concessão privada: “propomos a concessão caipira, como é conhecida, com apoio e gerenciamento dos produtores da região” explicou.
Carlos Fávaro, Vice Governador do Estado, também destacou o modelo de concessão, fazendo um chamamento aos produtores para que seja firmada uma parceria: “ Vamos promover um grande programa para restauração das rodovias de Mato Grosso, através do modelo de concessões, de preferência, concessões caipiras que tem menos tarifas”.
Nesse momento, o presidente Nardes, chamando o tesoureiro, Marcos Bravin, ao palco, anunciou a todos os presentes que “o Sindicato Rural aceitará o desafio de participar dessa concessão, em benefício de todos os produtores de Primavera do Leste e Região”.
O Vice Governador acrescentou, ainda, o fato do Estado não ter promovido obras de revitalização em inúmeros trechos há anos, destacando que Mato Grosso deixou de receber nos últimos meses investimentos na ordem de 400 milhões por parte do governo federal.
Ao final dos quatro dias do evento Primavera do Leste, palco de grandes inovações tecnológicas, com sucesso imediato e comprovado, teve divulgado o pré- lançamento de sua segunda edição para o próximo ano: 12 a 15 de abril de 2016. “A FARM SHOW foi um desafio para o Sindicato Rural que superou todas as expectativas. A Feira já nasceu grande e, sem dúvida, vamos melhorar e crescer ainda mais em 2016”, declarou o Presidente Nardes.
Fabrício Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário