Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sábado, 11 de abril de 2015

"Pessoas com doenças graves poderão ter atendimento prioritário em repartições"

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 134/15, do deputado João Derly (PCdoB-RS), que garante atendimento prioritário em bancos e repartições públicas a pessoas com doenças graves. A proposta também obriga as concessionárias e as empresas públicas de transporte coletivo a reservarem assentos, devidamente identificados, a esse público.
De acordo com o texto, serão consideradas graves para fins do benefício as doenças listadas na Lei 7.713/88. Entre as enfermidades, estão: tuberculose ativa; alienação mental; esclerose múltipla; neoplasia maligna (câncer); cegueira; hanseníase; paralisia irreversível e incapacitante; cardiopatia grave; e doença de Parkinson.
O conteúdo da proposta  é o mesmo do Projeto de Lei 372/11, que foi arquivado ao final da legislatura passada.
Piora do quadro
João Derly destaca a importância de reduzir o tempo de espera dos cidadãos doentes. “Tal situação [a espera] implica não apenas desconforto, mas pode também levar à piora do quadro de saúde dessas pessoas”, diz Derly.

A proposta altera a Lei 10.048/00, que já prevê o atendimento prioritário às pessoas com deficiência; aos idosos; às gestantes e às lactantes; e aos cidadãos acompanhados por crianças de colo.
Reportagem – Vanessa Cezar
Edição – Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário