A regionalização do Hospital Municipal de Jaciara (HMJ) foi tema de discussão na manhã desta sexta-feira (19) na Câmara de Vereadores de Jaciara. O assunto foi pauta da primeira visita técnica da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, que pretende conferir as condições dos hospitais públicos.
A iniciativa recebe apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). Além de Jaciara, receberão visita da Comissão os hospitais municipais de Mirassol D’Oeste, no dia 26, e de Nossa Senhora do Livramento, dia 3 de julho. Já o Hospital Psiquiátrico Adauto Botelho, que é de responsabilidade do Estado, receberá a Comissão no dia 10 de julho.
Segundo o presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Assembleia Legislativa, deputado Emanuel Pinheiro (PR), ao longo das visitas será feito o mapeamento dos hospitais públicos do estado a fim de avaliar a distribuição dos recursos, bem como as condições de infraestrutura.
“É uma visita técnica direcionada na qual iremos detalhar as prioridades de cada região. Sendo assim, os encaminhamentos serão levados para o Executivo estadual. O levantamento das informações se faz necessário até mesmo para que possamos humanizar e proporcionar melhores condições de saúde para a população do Vale do São Lourenço”, pontuou o presidente da Comissão.
O secretário de estado de Saúde, Marco Bertúlio, salientou que o Governo do Estado não pode assumir de forma irresponsável a estadualização dos hospitais municipais, mas ressaltou que equipes técnicas da SES já estão realizando estudos para que seja realizado o co-financiamento de hospitais de pequeno porte pelo Estado junto aos municípios.
O prefeito de Jaciara, Ademir Gaspar de Lima, disse que a estrutura física do hospital carece urgentemente de investimentos públicos, já que a unidade hospitalar é responsável pelos atendimentos dos municípios que compõem a Região do Vale do São Lourenço – São Pedro da Cipa, Dom Aquino, Juscimeira e Jaciara, localizados no sul do Estado.
“No ano de 2014 o repasse do governo para o município foi de R$ 1,8 milhão para uma despesa de quase R$ 5 milhões. Portanto, nessas condições fica inviável e não temos mais condições de manter essa estrutura, que atende toda a região do Vale do São Lourenço”, disse o prefeito.
A reunião de trabalho contou com a presença de prefeitos, secretários e vereadores da região, além de profissionais da área da saúde e sociedade em geral. O prefeito de Juscimeira, Valdecir Luiz Colle é o convidado da próxima reunião da Comissão, que irá tratar da Judicialização da Saúde. A reunião acontecerá no dia 08 de julho, na Sala das Comissões, na Assembleia Legislativa.
O mapeamento final das vistorias será apresentado para o governador Pedro Taques (PDT). O levantamento sobre os hospitais regionais está sendo feito pelo deputado Doutor Leonardo Albuquerque (PDT). A Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social é composta pelos membros titulares – Emanuel Pinheiro (PR), Wagner Ramos (PR), Max Russi (PSB), Leonardo Albuquerque (PDT) e Romoaldo Júnior (PMDB).
Assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário