Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

sábado, 20 de junho de 2015

"Grupo de senadores define medidas para excluir Venezuela do Mercosul"

A comitiva de senadores que foi hostilizada em visita à Venezuela na semana passada anunciou na sexta- -feira uma série de ações nos campos político, legislativo e judiciário visando excluir o país vizinho do Mercosul. 

Eles também querem responsabilizar o governo brasileiro por, segundo afirmam, ter sido conivente com “uma arapuca” montada pelo governo de Nicolás Maduro. O grupo de oito senadores foi cercado por manifestantes ao chegar em Caracas, na quinta-feira. Eles tiveram a liberdade de trânsito cerceada e retornaram ao Brasil sem cumprir a agenda pretendida. 

O objetivo era visitar opositores de Maduro que estão presos, entre eles Leopoldo López (líder de protestos de rua), Daniel Ceballos (ex-prefeito de San Cristóbal) e Antonio Ledezma (ex-prefeito de Caracas). Entre as medidas, os senadores anunciaram para esta semana a formaliza- ção de uma ação por descumprimento de preceito fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a presidente Dilma Rousseff. 

Eles alegam que a Presidência da República descumpre a lei brasileira ao não fiscalizar o cumprimento da Cláusula de Ushuaia no Tratado do Mercosul. A regra determina que apenas nações democráticas integrem o Mercosul. — A Venezuela hoje é um país com imprensa cerceada, Judiciário submisso e onde opositores podem ser presos ou mortos — disse o presidente da Comissão de Relações Exteriores (CRE), Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

 O senador anunciou, com o líder do PSDB, Cássio Cunha Lima (PB), que a CRE convocará o chanceler Mauro Vieira e o embaixador em Caracas, Rui Pereira, para esclarecimentos. De acordo com informações que receberam, o chanceler teria confirmado que os diplomatas não acompanharam a comitiva em Caracas por determinação do governo brasileiro. — Os diplomatas ficaram constrangidos, sumiram pouco antes de entrarmos na van — revelou Aloysio. 

O grupo também apoiará uma PEC do deputado Raul Jungmann (PPSPE) que prevê que o Congresso terá o poder de rever acordos internacionais assinados pelo Brasil, em relação à cláusula democrática. Os parlamentares criticaram uma outra comissão criada na quinta-feira no Senado que também visitará a Venezuela e que é formada, entre outros, por Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), Roberto Requião (PMDB-PR) e Lindbergh Farias (PT-RJ). — São porta-vozes do Marco Aurélio Garcia (assessor da Presidência da República), sem qualquer representatividade na sociedade brasileira — disse Ronaldo Caiado (DEM-GO). Para Aécio Neves (PSDB-MG), “ficou claro que a Venezuela passa por um regime de exceção”.

Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário