Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 1 de julho de 2015

"Deputado defende o fomento de políticas públicas para as comunidades rurais"

Zé Domingos destacou que o dever do Poder Público é criar meios para que as atividades que as famílias desenvolvam sejam sustentáveis.
O deputado estadual, José Domingos Fraga (PSD) visitou as comunidades rurais de Chapada dos Guimarães, João Carro e Pedra Preta. A um convite do parlamentar, também estiveram presentes o secretário adjunto de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (SEAF), Corgesio Albuquerque, o coordenador de eletrificação rural da Energisa, Carlos Gabriel e o coordenador do projeto Japuíra, do Instituto Mato-grossense do Algodão (IMA), Osmar Rodrigues. Na ocasião, os moradores reivindicaram diversas necessidades das comunidades, como, ambulância, projetos voltados à agricultura familiar, assistência técnica ao pequeno produtor, fomento na geração de emprego e renda e melhorias nas estradas.
No intuito de fomentar renda, principalmente às mulheres de João Carro e comunidades circunvizinhas, o IMA deverá implantar o Projeto Japuíra, que oferece cursos de capacitação de costura industrial. Segundo Osmar, o Projeto oferece uma metodologia inovadora, com instrutoras capacitadas e máquinas de costura industrial, bem como o material necessário para o treinamento (tecidos, linhas, etc).
Além de garantir a capacitação das pessoas treinadas para a indústria de confecção, o projeto estimula o empreendedorismo, incentivando os participantes dos cursos a formarem cooperativas de costura ou trabalharem por conta própria.
Zé Domingos destacou que a iniciativa deu certo em Nortelândia, que hoje é considerado um case de sucesso e atende a demanda de empresas de confecções tradicionais da capital mato-grossense. “O Ima se encarregou de arrumar os empresários que mandam o corte e elas costuram. Dezenas de famílias vivem dessa parceria que a prefeitura fez com o Instituto”. 
A comunidade de João Carro recentemente recebeu o sistema de rede elétrica, contudo, ainda há comunidades da região que não possuem esse benefício. Carlos Gabriel informou que a determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é que seja escolhido a cada ano, um município de Mato Grosso, que deverá contemplar todas as residências rurais existente naquela cidade. Segundo ele, Chapada está previsto no calendário de 2017, ou seja, até o final de 2017, todas as comunidades rurais que existem neste município receberão energia elétrica.
Corgesio Albuquerque, adjunto da SEAF disse que a Pasta vai atender a solicitação de um técnico para dar suporte na assistência, aos pequenos agricultores. Ele informou sobre a implantação de cursos técnicos agropecuários, junto a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura de Mato Grosso (Fetagri), destinado aos jovens das comunidades. A SEAF também vai reativar as câmaras setoriais de cadeia produtiva, como o leite, a piscicultura, hortifrutigranjeiro.
O deputado destacou que o dever do Poder Público com as comunidades rurais é organizar o produtor e sua produção, criando políticas públicas para que as atividades que eles desenvolvam sejam sustentáveis. “A comunidade precisa de fomento, estímulo e acompanhamento. As famílias daqui dependem da comercialização de sua produção para sobreviver, mas, infelizmente, não tem o auxílio de assistência técnica para ajudar no plantio, e nem condições de estrutura, nas estradas e logística para a comercialização. Nós, enquanto homens públicos temos o dever de fazer acontecer. Eles nos pedem e nós fazemos a ‘ponte’ e articulamos para que as melhorias cheguem de fato até eles”.
Lis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos