Mobilix

Mobilix
A Mobilix, novo aplicativo de mobilidade desenvolvido em Mato Grosso Contato 65 99926-3743

Governo de Mato Grosso

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

"Reunião técnica com MEC reforça busca ativa de alunos do Bolsa Família"

A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Zilda Pereira Leite de Campos, recebeu nesta manhã (27) a visita da consultora do Ministério da Educação e Cultura (MEC), Bernadette Rodrigues, que está visitando alguns municípios do Estado para reforçar os trabalhos em relação ao Sistema Nacional de Acompanhamento da Freqüência Escolar (Safe) dos alunos beneficiários do programa federal Bolsa Família. O foco das reuniões que a consultora vem fazendo junto aos gestores é o de reforçar a necessidade da busca ativa dos alunos não localizados e especialmente, buscar o direito ao acesso, a permanência e a qualidade ao ensino desses alunos.
A consultora do Ministério destacou que Várzea Grande vem fazendo um bom trabalho. A visita foi motivada para reforçar a necessidade da busca ativa dos alunos. “Dos 49 milhões de alunos matriculados no país, 17 milhões são beneficiários do Bolsa Família”, acrescentou.
As avaliações de frequência feitas pelo ‘Sistema Presença’ ocorrem a cada bimestre, ou seja, cinco vezes ao ano. Nas últimas aferições feitas em Várzea Grande, como as feitas em abril e maio, havia 15.689 alunos ativos e 1.363 não localizados. Em junho e julho os ativos somaram 19.090 e os não localizados, 1.577. “No universo do ensino básico, fundamental e médio, de todas as instituições públicas e privadas presentes em Várzea Grande, o número de não localizados no Município é considerado baixo em razão do trabalho empregado pelas instituições educadoras. Porém, a meta localizar esses estudantes que estão no sistema, mas que mudam de escola ou cidade sem aviso. O que é necessário é que os pais informam alterações para que os órgãos responsáveis pelo Cadastro Único atualizem os dados”.
Bernadette destaca que enquanto poder público deve zelar pela presença mínima de 75% do aluno na escola, os beneficiários do Bolsa Família devem atingir 85%.
A secretária Zilda destacou que a Pasta está voltada para garantir o acesso dos beneficiários do Bolsa Família à educação, bem como promover a integração das famílias com outros organismos públicos, como as secretarias de Saúde e de Assistência Social. “Vale lembrar que o Bolsa Família é um programa desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), mas executado em parcerias, inclusive, com o Ministério da Educação, que no critério que compete à Pasta reforçará a intersetorialidade”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário