Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

sábado, 12 de setembro de 2015

"Código de Defesa do Consumidor comemora 25 anos"

O deputado Taborelli garante empenho nas ações em defesa do cidadão.
O Código de Defesa do Consumidor (CDC) completa 25 anos de publicação nesta sexta-feira (11.09) e temos muito que se comemorar.  Graças ao CDC, o Brasil de hoje é mais desenvolvido no quesito das relações de consumo. Nosso código é exemplo e chegou a ser exportado para Argentina, Uruguai, Paraguai e serviu de modelo para Guatemala e Costa Rica.
O CDC são normas que visam a proteção e defesa aos direitos daqueles que consomem, auxiliando a disciplinar as relações entre fornecedores de serviços ou produtos e consumidores finais. Todos os estabelecimentos são obrigados a disponibilizar um exemplar do CDC em um local de fácil acesso. O material também pode ser encontrado no site do Procon.
Visando buscar soluções de conflitos de consumo via internet, existe o site de serviço público consumidor.gov.br. Na página os consumidores podem entrar em contato com mais de 270 empresas cadastradas. Porém, não substitui o serviço prestado pelos órgãos de defesa do consumidor que possuem seus próprios canais de atendimento. O site colabora para desafogar o judiciário, tendo o prazo médio de seis dias e o índice de solução de 80% dos casos.
Na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso existe a Comissão Permanente de Defesa do Consumidor e do Contribuinte, na qual o deputado estadual Coronel Pery Taborelli (PV) está presidente desde abril deste ano.
A Comissão tem como atribuições emitir parecer aos projetos que abordem a defesa dos consumidores e dos contribuintes; incentivar as relações de consumo, intermediar conflitos, medidas de proteção e defesa do consumidor; fornecer orientação e educação ao consumidor; fomentar a economia popular e a repressão ao abuso do poder econômico; fiscalizar a composição, a qualidade, a apresentação, a publicidade e a distribuição de bens e serviços do estado; entre outras.
“Há uma grande interatividade entre a Comissão, os órgãos responsáveis pela fiscalização e a sociedade, e precisa continuar crescendo para melhorar cada vez mais. Somente dessa forma vamos conseguir fiscalizar e defender a sociedade enquanto consumidores”, afirmou o parlamentar.
São membros titulares os deputados: Coronel Taborelli (PV), Emanuel Pinheiro (PR), Eduardo Botelho (PSB), Gilmar Fabris (PSD) e Romoaldo Junior (PMDB). Suplentes: Baiano Filho (PMDB), Wagner Ramos (PR), Wilson Santos (PSDB), Saturnino Masson (PSDB) e Silvano Amaral (PMDB).
Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário