Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

terça-feira, 8 de setembro de 2015

"Projeto determina aviso prévio via Correios sobre validade da CNH"

Os condutores de veículos automotores de Mato Grosso deverão ser comunicados previamente da expiração da validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e do vencimento do imposto sobre a propriedade de veículos. A proposta que dispõe sobre esta notificação foi apresentada pelo deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR). 
De acordo com o projeto, o Departamento de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) deverá comunicar o dia de expiração, pelo Correio, com antecedência mínima de 60 dias. 
Além da data, a correspondência deverá conter informações sobre os procedimentos de renovação, eventuais taxas e as sanções aplicadas aos condutores com carteira vencida. 
Para Emanuel Pinheiro, a informação prévia garante ao cidadão a possibilidade de se preparar para os passos necessários à referida renovação, bem como para o pagamento dos eventuais custos. 
O deputado leva em conta também o princípio da publicidade dos atos administrativos e da legalidade, visto que compete ao Estado, por meio do Detran/MT, planejar, coordenar, supervisionar e executar atividades de trânsito, nos termos da legislação em vigor. 
Segundo o artigo 162, inciso V, da Lei 9.503/93 (Código de Trânsito Brasileiro), dirigir veículo com validade da CNH vencida há mais de trinta dias caracteriza infração gravíssima, cuja penalidade é de multa, além do recolhimento do documento e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.
 Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário