Cerca de 40 pessoas da região do bairro São Matheus estão participando do curso de empreendedorismo promovido pela Secretaria de Assistência Social. O curso está sendo ministrado no Centro de Referência de Assistência Social e tem finalidade de capacitar e inserir os participantes no mercado de trabalho. O curso ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h e tem duração de 15 dias, com carga horária de 40 horas. O capacitação está beneficiando ex-alunos dos cursos de bordado em chinelo, pintura em tecido, crochê, manicure/pedicure e cabeleireiro.
A qualificação profissional está sendo promovida por meio da parceria com o SEBRAE, com a temática principal ‘Empreendedorismo e inovação no mundo do negócio’. Está compreendido nos eixos temáticos de cenário do mundo dos negócios, empreendedor e empreendedorismo, identificação de oportunidades, estrutura de amplo negócio, utilidade do plano de negócio, como inserir produtos no comércio, definição de missão, visão, objetivos e estratégias.
De acordo com a coordenadora da Atenção Básica da Assistência Social, Vanessa Navarros, o curso é uma complementação para as pessoas que receberam capacitação na unidade. “É uma oportunidade para aprenderem a administrar e gerenciar seus negócios, para comercialização dos seus produtos no ramo de microempreendedor. Aos que pretendem ingressar no mercado de trabalho é um aprendizado que traz dicas de como crescer e se destacar no mundo dos negócios. Esta capacitação visa aumentar a renda familiar e consequentemente melhorar a qualidade de vida”, destacou a coordenadora.
“Cerca de 40 pessoas estão participando do curso técnico de empreendedorismo e percebemos que elas estão bem motivadas e interessadas com as temáticas do curso. Com a capacitação pretendemos aumentar a renda familiar, incentivar a visão empreendedora e acima de tudo, retirar as famílias da vulnerabilidade social. Pretendemos implantar mais 4 cursos para atender jovens da região. Pois, o comércio local está em ascendência na oferta de empregos para essa faixa etária”, explicou o gerente do Centro de Referência, Danilo Moraes.
O Centro já capacitou cerca de 70 jovens com curso de empreendedorismo dos bairros São Simão, São Mateus e Cristo Rei.
A unidade de Assistência Social contabilizou no mês de setembro 1025 atendimentos de referenciamento de famílias do bairro São Matheus e adjacentes nos programas que a Assistência Social do município gerencia.
Cláudia Joséh
Foto : JLSiqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário