Apesar de fugir de tentativa para recapturá-lo, Joaquin "El Chapo" Gúzman fica ferido na operação, afirmam autoridades. Traficante escapou de prisão de segurança máxima no México em julho.
O líder do cartel de drogas Sinaloa,
Joaquin "El Chapo" Guzmán, conseguiu escapar novamente das forças de
seguranças, admitiu o governo do México nesta sexta-feira (16/10). Autoridades,
porém, disseram que o fugitivo ficou ferido durante a operação.
"El Chapo" é o homem mais
procurado do México, após a sua fuga espetacular de uma penitenciária de
segurança máxima em Alpino, na região central do país, em meados de julho. As
autoridades mexicanas não divulgaram detalhes sobre quando e onde a operação foi
realizada, mas ataques foram reportados nos estados de Durango e Sinaloa.
Segundo o comunicado do Gabinete de
Segurança, Guzmán teria se ferido na perna e no rosto, ao tentar fugir da
polícia. Os ferimentos não são resultado "um confronto direto",
ressaltou o texto.
A declaração ainda afirmou que estão
sendo realizadas operações de recaptura em todo o país. Ações militares em
Sinaloa e confrontos com narcotraficantes já provocaram a fuga de centenas de
habitantes da região.
Fuga espetacular
A fuga de El Chapo causou embaraço ao governo mexicano. Gúzman fugiu da
penitenciária de segurança máxima, em 11 de julho, por um túnel cavado no
chuveiro de sua cela. Uma abertura de cerca de 10 metros de profundidade com
uma escada era o início de um túnel de cerca de 1,5 quilômetro de comprimento,
com sistemas de ventilação e iluminação.
Uma motocicleta adaptada sobre trilhos
teria sido usada para transportar as ferramentas e máquinas necessárias para a
escavação. As obras teriam durado cerca de um ano. Aparentemente, nenhum dos
funcionários do presídio teria percebido a movimentação.
As investigações das autoridades
mexicanas, porém, levaram a prisão mais de uma dezena de funcionários do
presídio que estariam envolvidos na ação. Imagens da câmera de segurança da
cela de Guzmán, divulgadas nesta quarta-feira, mostraram que policiais levaram
quase 40 minutos para perceber a fuga do traficante.
O Departamento de Estado americano
ofereceu uma recompensa de 5 milhões de dólares por informações que levem à
captura do traficante. Essa é a segunda vez que ele consegue escapar da prisão.
Guzmán fundou o cartel de Sinaloa em 1989. Oito anos depois de ser preso pela primeira
vez na Guatemala em 1993, ele conseguiu fugir da prisão a bordo de um caminhão
de limpeza, com a ajuda de funcionários do presídio.
CN/lusa/ap/afp/rtr

Nenhum comentário:
Postar um comentário