As 300 merendeiras da rede de ensino público do município varzeagrandense participam nesta quarta-feira (18) e quinta (19) de uma capacitação na Subsecretaria de Educação, ministrada por nutricionistas. Denominado de 1º Encontro de Manipuladores de Alimentos no Município de Várzea Grande, o objetivo do curso é fazer com que a merenda escolar tenha mais qualidade e os produtos sejam melhor aproveitados com criatividades em receitas culinárias, explicou a subsecretária Viviane Souza Nascimento. Ela também pontuou que as profissionais que trabalham com merenda solicitavam esta capacitação, por entender a importância de absorver mais conhecimentos, agregado à higienização e manuseio dos produtos servidos aos estudantes.
"A realização deste curso é da Superintendência Operacional e Escolar do município. Palestrantes e outros técnicos de apoio, pertencentes ao quadro da Educação local, farão parte da equipe técnica de capacitação com a inclusão também de psicólogos.
É uma capacitação de extrema importância, porque esclarece dúvidas e orienta os profissionais encarregados da merenda para que desenvolvam suas atividades de forma prática e conforme os requisitos básicos em relação à higienização, armazenagem e manuseio dos alimentos", explicou Viviane Nascimento.
A abertura oficial da capacitação é às 8h, com as presenças de coordenadores pedagógicos da Educação. A primeira palestra acontece às 8h30 ("Relações Interpessoais no Ambiente de Trabalho"). Na sequência, 10h, a Assessoria Jurídica da Educação profere palestra sobre "Atribuições e Deveres da Merendeira dentro da Unidade Escolar".
Ainda pela manhã, às 11h, outra palestra discorre sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar. Já no dia seguinte, 19, às 8h, a nutricionista Mônica Gonçalves abre os trabalhos da capacitação com a palestra "Higiene e Manipulação de Alimentos", que irá se estender ao restante do dia.
"Pela quantidade de merendeiras atuantes no município, dividimos a capacitação em dois grupos, de 150, cada, manhã e à tarde. Acredito que teremos bons resultados a partir da instituição desse curso, que contém informações proveitosas para serem implementadas no dia a dia de trabalho das profissionais que atuam na rede pública municipal", afirmou a subsecretária.
SECOM/VG
Nenhum comentário:
Postar um comentário