Mobilix

Mobilix
A Mobilix, novo aplicativo de mobilidade desenvolvido em Mato Grosso Contato 65 99926-3743

Governo de Mato Grosso

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

"Pronto Socorro de Várzea Grande abre atividades da Campanha Novembro Azul na prevenção do câncer de próstata"

Vestidos de azul, cor símbolo da Campanha de Prevenção e Combate ao Câncer de Próstata, servidores do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande promoveram a largada oficial da Campanha Novembro Azul. Durante o mês de novembro, serão desenvolvidas atividades e ações de intensificação aos cuidados voltados à Saúde do Homem. 
Responsável pelo setor do almoxarifado do Pronto Socorro, o servidor Delio Luiz da Silva, 73 anos, disse ter certeza de cumprir o dever de visitar regularmente o profissional da Saúde para verificar se está tudo bem. “Nós, que trabalhamos no setor da Saúde, temos dupla função, uma de cuidar da própria saúde, e outra de multiplicar as informações sobre as doenças e agravos para todas as pessoas para ter ciência e se cuidarem”, disse.

O servidor Gonçalo Guimarães, 60 anos, afirmou ter um pouco de medo de procurar o médico. Mas, segundo ele, agora que teve mais conhecimento sobre o Câncer de Próstata, disse que vai fazer o exame e repeti-lo todos os anos. “Tenho que cuidar para não ser surpreendido. Essa Campanha Novembro Azul é importante para desmistificar informações até mesmo desconhecidas por muita gente. Por isso, a importância dessa divulgação em massa sobre o assunto”, declarou o servidor. 
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Sumaia Leite, que é também enfermeira da unidade hospitalar, disse que o Poder Legislativo está de portas abertas para trabalhar em parceria com as ações promovidas pela Saúde, que têm como objetivo principal trabalhar a prevenção. “Essa campanha, em especial voltada à Saúde do Homem, tem grande relevância, pois dados confirmam que os números de casos de câncer entre os homens são altíssimos, e muitas vezes, senão quase sempre, quando descoberta a doença já está em estágio avançado, o que agrava o problema. Por isso a importância do diagnóstico precoce para o tratamento correto alcançar 100% de cura”, disse a vereadora. 
O superintendente administrativo do Pronto Socorro, Aluísio Fernando, reforçou a idéia de que o homem ainda tem muito preconceito em fazer o exame do diagnóstico de próstata. Porém, alertou, que o exame é a única forma e a mais eficaz para diagnosticar o câncer de próstata ou alguma anormalidade. “O mais importante é a nossa saúde. Temos que trabalhar a prevenção de doenças”. 
O secretario municipal de Saúde de Várzea Grande, Cassius Clay de Azevedo, lembrou dos casos notificados por hora de câncer no mundo. 7.9 casos por hora são registrados. “O câncer de próstata é silencioso. Os sintomas só são percebidos quando já se encontram num estágio avançado. Portanto, é necessário fazer exames”, explicando ainda o secretário que  exame de sangue não substitui o toque retal. “Um exame complementa o outro para um resultado efetivo. A Saúde Municipal tem priorizado ações que visam o reforço da Atenção Primária, que é justamente o trabalho da prevenção de doenças”. 
O vice-prefeito, Arilson Arruda agradeceu o empenho dos servidores do Pronto Socorro em estar sempre realizando e promovendo Campanhas de Mobilização e Conscientização, citando que a campanha Outubro Rosa apresentou recorde de atendimento e esse êxito deve se repetir agora com o Novembro Azul. 
Na oportunidade, anunciou os investimentos e aquisições que vão ser feitos para um melhor atendimento no Pronto Socorro Municipal, mediante a conclusão também das obras de reforma e ampliação da unidade. 
Carolina Miranda
Foto : Robson Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário