Mobilix

Mobilix
A Mobilix, novo aplicativo de mobilidade desenvolvido em Mato Grosso Contato 65 99926-3743

Governo de Mato Grosso

sábado, 14 de novembro de 2015

"Solidariedade mundial com a França"

"Barbárie", "terror selvagem", "ataque a toda a humanidade" são algumas das expressões usadas por chefes de Estado e governo de todo o mundo, que expressam total solidariedade com a França.

Os líderes mundiais, incluindo os que chegaram a Viena para a retomada das negociações de paz na Síria, expressaram suas condolências e condenaram os ataques em Paris, que mataram ao menos 127 pessoas na noite desta sexta-feira (13/11).


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou os atentados na capital francesa de uma "tentativa ultrajante de aterrorizar civis inocentes" e prometeu fazer o que for preciso para ajudar a trazer os responsáveis à justiça.

Falando a jornalistas na Casa Branca, Obama mencionou o importante papel da França como aliado americano no combate ao terrorismo e lembrou os valores do país, citando o lema francês Liberté, Égalité, Fraternité. "Este é um ataque não apenas em Paris e não somente contra o povo da França", afirmou Obama. "Este é um ataque contra a humanidade e os valores universais que compartilhamos."

A chanceler federal alemã, Angela Merkel, convocou uma reunião ministerial de emergência e também prometeu completo apoio ao país vizinho "no combate a esses terroristas". "Vou me reunir durante o dia com os ministros para analisar o desenvolvimento da situação na França e de todas as questões relacionadas", declarou Merkel.

"Vamos fazer de tudo para ajudar a combater os autores e os instigadores [destes atentados]", disse a chanceler, sublinhando que Berlim está "em contato direto" com o governo francês. Merkel afirmou ainda que "este atentado contra a liberdade não visa apenas Paris: visa todos e atinge todos".

No Brasil, a presidente Dilma Rousseff manifestou, por meio de sua conta no Twitter, a sua indignação com os ataques terroristas que deixaram pelos menos 128 mortos em Paris. "Consternada pela barbárie terrorista, expresso meu repúdio à violência e manifesto minha solidariedade ao povo e ao governo francês", escreveu a presidente.


Dw.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário