Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

"Comissão aprova normas para revitalização do São Francisco"

A Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2988/15, do Senado Federal, que cria lei geral para regulamentar as iniciativas de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco.
A proposta elenca princípios, objetivos e prioridades no processo de recuperação do rio. Dentre eles, a fixação de metas de volume útil para os reservatórios de água; a construção de cisternas para captar água da chuva; e a criação de unidades de conservação em áreas críticas para a produção de água ao longo da bacia hidrográfica.

Segundo a autora do projeto, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), a expectativa é fortalecer o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, lançado em 2001, que hoje trabalha com recursos insuficientes para reverter o quadro de degradação da bacia.
Relator da matéria, o deputado Rodrigo de Castro (PSDB-MG) defendeu a medida, entretanto, optou por apresentar duas emendas ao texto original.
A primeira emenda retira a obrigatoriedade de fixar metas de volume útil de água para os reservatórios das usinas hidrelétricas. Conforme o relator, a Agência Nacional de Águas (ANA) já estipula limite para a descarga de reservatórios nas hidrelétricas da bacia, como forma de garantir o uso múltiplo da água.
A outra emenda é para suprimir a exigência, prevista no texto original, de que os recursos arrecadados com a cobrança pelo uso da água da bacia sejam revertidos para a recuperação de áreas degradadas.
“Se esses recursos forem usados para recuperar áreas de preservação permanente em propriedades particulares, o orçamento para outras intervenções previstas no plano de recursos hídricos da bacia pode ser comprometido”, argumenta Castro.
O parlamentar vê a geração de energia elétrica no São Francisco como ponto crucial das iniciativas de revitalização da bacia. “As barragens das usinas de Três Marias, de Sobradinho e de Itaparica contribuem para regularizar a vazão do rio e amparar a economia das regiões vizinhas”, observou.
Uma das prioridades do projeto é atualizar o Plano Decenal de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do São Francisco, que expirou em 2013.
O texto prevê ainda a criação de órgãos específicos responsáveis pela gestão de recursos hídricos na esfera de municípios e estados cortados pelo São Francisco.
Reportagem - Emanuelle Brasil
Edição - Marcia Becker

Nenhum comentário:

Postar um comentário