Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

domingo, 24 de janeiro de 2016

"Comissão facilita cancelamento de multas aplicadas a veículos de socorro e salvamento"

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou proposta que permite o cancelamento de penalidades aplicadas a condutores de veículos destinados a socorro de incêndio e salvamento, de polícia, de fiscalização de trânsito e ambulâncias, quando em serviço de emergência. O cancelamento será possível desde que comprovada a necessária urgência.
O texto aprovado é o substitutivo do deputado Mauro Mariani (PMDB-SC) ao Projeto de Lei7988/14, do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC). A proposta acrescenta dispositivo ao Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), que já estabelece o não pagamento de multa em situações de emergência, sendo esses casos julgados pelas Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jari) dos respectivos Detrans.

O projeto original diz que esses recursos serão providos quando houver comprovação da necessária urgência. Segundo o autor, os órgãos de trânsito têm criado algumas dificuldades nessas situações, e a inclusão da regra no Código de Trânsito Brasileiro irá esclarecer a situação, evitando cobranças indevidas.
O relator concorda com o objetivo do projeto, mas optou por alterar a redação no substitutivo. “Com a disseminação dos aparelhos eletrônicos de fiscalização, muitas penalidades passaram a ser aplicadas aos veículos em questão, sem que as circunstâncias de cometimento da infração tivessem sido avaliadas”, afirma o relator. “Quando for comprovado que a infração decorreu de um serviço de urgência, o correto é que a multa seja julgada improcedente e, dessa forma, cancelada”, completa.
Reportagem - Lara Haje
Edição - Marcia Becker

Nenhum comentário:

Postar um comentário