Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

domingo, 10 de janeiro de 2016

"Crise econômica agrava inadimplência entre beneficiários do Fies"

Além de causar os cortes orçamentários que restringiram a entrada de estudantes no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a crise econômica conduzida pela gestão petista também agravou a situação de inadimplência entre os beneficiários do programa. Segundo auditoria feita pela Controladoria-Geral da União (CGU) no final do ano passado, quase metade dos beneficiários do Fies estão com pagamentos atrasados – alguns há mais de um ano.
As informações são de reportagem desta sexta-feira (08/01) do jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a publicação, em 2014, 47% dos contratos em fase de amortização – quando o estudante já concluiu o curso, completou 18 meses de carência e começou a pagar o reembolso – estão atrasados. Vale lembrar que o Fies é uma das grandes bandeiras da propaganda da presidente Dilma Rousseff.
Para a deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC), a situação do programa de financiamento estudantil é problemática. “Tanto os problemas que os estudantes estavam tendo para acessar o Fies, como verificamos no ano passado, quanto a situação de quem não consegue pagar resumem-se a má gestão do programa”, afirmou.

A parlamentar avaliou que falta ao governo federal um controle maior sobre os seus programas, especialmente os da área educacional. “Como é que se sabe se os universitários, após a conclusão do programa, conseguem ou não um emprego, e têm condições de pagar? Esse controle deveria ser mais rigoroso, ter um acompanhamento melhor. É o que está faltando nesse governo, gestão”, disse.
Na auditoria, a CGU destacou que há o risco de que o percentual de inadimplência dos beneficiários do Fies “continue a aumentar devido à atual situação econômica do país”.
“Não conseguem gerir o país”, acrescentou a deputada Geovânia de Sá. “Esse programa é só o reflexo de várias outras problemáticas do nosso país e desse governo, que não age fazendo gestão com seriedade”, completou a tucana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário