Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Governo de Mato Grosso

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

"Deputado da Agricultura Familiar defende incorporação tecnológica para rentabilidade do setor"

Agricultores familiares da baixada cuiabana serão contemplados com recursos financeiros, assistência técnica e extensão rural para o cultivo de 02 hectares em hortifruti. Ao todo, serão 400 famílias selecionadas para participar do projeto piloto Cultivar para Transformar, em fase de implantação pela Central de Abastecimento do Estado (Ceasa/MT).
Na manhã deste sábado (16/01), foi realizada a primeira reunião com agricultores familiares, na Comunidade Vale da Serra, município de Acorizal para tratar do projeto e discutir sobre a aptidão dos trabalhadores rurais da localidade, dificuldades e dúvidas com a relação à inserção no projeto e distribuição dos produtos.
A reunião contou com a participação do Diretor do Ceasa, Daniel Brolese, Chefe de gabinete do Ceasa, Francisca Bertoldo, deputado federal Ezequiel Fonseca (PP-MT), representante da Empaer/Acorizal, Pedro e secretário de turismo de Acorizal, Rafael Piovezan, além da presença de vereadores, presidente de associações do entorno e comunidade em geral.
O deputado federal Ezequiel Fonseca falou da necessidade e importância do projeto para com as famílias rurais. Segundo ele, a agricultura familiar deve se transformar na nova classe média rural, mas para que isso aconteça, políticas públicas precisam ser inseridas efetivamente e de forma que resulte no aumento da renda e permanência no campo.
"A agricultura familiar precisa se transformar em uma força econômica, por isso a relevância de se investir e apoiar os trabalhadores rurais. Queremos para o setor um novo modelo com incorporação tecnológica e rentabilidade", destacou.
Reconhecido em todo Estado como deputado da agricultura familiar, Ezequiel Fonseca, aproveitou para agradecer o governador por ter atendido à reivindicação e ter um olhar diferenciado para o setor, principalmente, pela criação da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar.
"Agradeço ao governador pela criação do SEAF, um sonho antigo que se transformou em realidade. Esse novo programa/projeto traz uma nova esperança para as famílias rurais, juntos vamos unir forças para que tenha sucesso e seja ampliado, queremos para nosso Estado uma agricultura familiar transformada, inovada e com tecnologia sustentável".
Ezequiel enfatizou ainda a importância das linhas de crédito e participação das mulheres na atividade para que aja crescimento no rendimento agrícola sustentável, diversificação e garantia de e renda.
O projeto será realizado, em sua primeira etapa, na região do Vale do Rio Cuiabá com a proposta de diminuir o êxodo rural e a baixa qualidade de vida no campo. Os pequenos produtores receberão visitas técnicas, capacitação e oficinas e contarão com apoio do deputado federal Ezequiel Fonseca, Secretaria Estadual da Agricultura Familiar, Empaer, MT Fomento e CEASA/MT.

Adrielle Piovezan

Nenhum comentário:

Postar um comentário