Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

"Dólar alcança maior valor na história do real"

Moeda americana volta a fechar em alta e é cotada a 4,166 reais, maior valor desde a introdução do real, em 1994.
Em alta pelo terceiro dia seguido, a moeda americana fechou no maior nível desde a criação do real, em 1994. O dólar comercial encerrou esta quinta-feira (21/001) vendido a 4,166 reais, com alta de 0,061 real (1,47%). O recorde anterior tinha sido registrado em 23 de setembro passado (4,146 reais).

A moeda operou em alta durante toda a sessão. Na máxima do dia, logo pela manhã, chegou a ser vendido a 4,172 reais. Nas horas seguintes, a alta desacelerou, mas a cotação voltou a disparar depois das 16h. A divisa acumula alta de 5,5% em 2016.
O dólar subiu no dia seguinte à decisão do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) de manter a taxa Selic – juros básicos da economia – em 14,25% ao ano. Juros menos altos deixam de atrair capitais financeiros para o país, pressionando para cima a cotação do dólar.
O câmbio também foi afetado por fatores externos. A Bolsa de Xangai caiu 3,23%, no menor nível desde dezembro de 2014. A desaceleração da China tem afetado o mercado global, apesar de o governo do país ter anunciado a injeção de 600 bilhões de yuans na segunda maior economia do planeta.
No ano passado, o país asiático cresceu 6,9%, a menor expansão dos últimos 25 anos. A instabilidade na economia chinesa afeta países exportadores de commodities – matérias-primas com cotação internacional – como o Brasil. A redução da demanda por produtos como ferro e soja barateia as exportações brasileiras. Com menos dólares do comércio internacional entrando no país, a cotação sobe.
Na bolsa de valores, o dia foi de leve recuperação. O índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, encerrou com alta de 0,51 aos 37.837 pontos. As ações da Petrobras, que na quarta-feira, fecharam no menor nível em 13 anos, subiram. Os papéis preferenciais, que dão preferência à distribuição de dividendos, fecharam em 4,52 reais, com alta de 1,81%. As ações ordinárias, que dão direito a voto na assembleia de acionistas, encerraram em 6,75 reais, em 6,33 reais.
O Brasil está enfrentando sua pior recessão desde a década de 1930. E, segundo previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI), o país não voltará a crescer antes de 2018 .
PV/abr/afp/ots

Nenhum comentário:

Postar um comentário