Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

"Meio Ambiente aprova criação de fundo para região do Cantão, em Tocantins"

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou proposta que cria o Fundo Nacional de Apoio à Região do Cantão (Funcantão), com o objetivo de destinar recursos para desenvolver e preservar o Parque Estadual do Cantão.
A criação do fundo está prevista no Projeto de Lei 1344/15, do deputado Carlos Henrique Gaguim (PMB-TO). A proposta já havia sido aprovada anteriormente na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.
O parque é uma unidade de conservação integral localizada no Estado do Tocantins e com área aproximada de 90 mil hectares, abrangendo os municípios de Caseara e Pium, a 260 km de Palmas. A unidade foi criada em 1998 e representa a transição entre os biomas Cerrado e Floresta Amazônica, além de conter elementos representativos do pantanal.

Preservação
O Funcantão terá como principal objetivo preservar os ecossistemas locais como o igapó; o varjão; e as águas interiores, além de ser usado também para qualificar trabalhadores da região, estimulando a fabricação de produtos locais, e ainda viabilizar a cooperação entre moradores e entidades públicas e privadas de turismo.

Relator na Comissão de Meio Ambiente, o deputado Roberto Balestra (PP-GO), defendeu a aprovação do projeto e da emenda proposta pela Comissão de Integração Nacional. Ele acredita que, devido a sua localização geográfica e topografia, o ecossistema do Cantão combina diversas características que contribuem para uma biodiversidade e produtividade excepcionais.
“Absolutamente oportuna, do ponto de vista ambiental e socioeconômico, a proposta de se criar um fundo para financiar o desenvolvimento do Cantão”, disse Balestra.
Recursos
Deverão compor o fundo: dotações orçamentárias da União; convênios firmados entre estados da Federação; bem como operações de crédito internas e externas, firmadas com entidades privadas, públicas, nacionais e internacionais e outras fontes previstas em lei.

A emenda aprovada autoriza o ente público responsável pela operação do Fundo a contratar um banco federal para realizar atividades relacionadas a sua gestão.
Reportagem - Murilo Souza 
Edição - Marcia Becker

Nenhum comentário:

Postar um comentário