Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

"Meio Ambiente orienta agricultura familiar e fortalece segmento"

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SMMADRS/VG) realizou no último final de semana visitas a duas comunidades rurais de Várzea Grande, a Sadia I e a São José do Vista Alegre, para apresentar as políticas públicas que a Pasta vem desenvolvendo para o fortalecimento da agricultura familiar. Em reuniões com os pequenos produtores, a secretaria pôde ainda conhecer o potencial produtivo e  a variedade de produção.

Como explica a secretária de Meio Ambiente, Helen Farias Ferreira, desde o ano passado, a Secretaria e o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande têm realizado reuniões setorizadas com os representantes da agricultura familiar local com o objetivo de contribuir para a organização e regularização do segmento, na colocação da produção no mercado.
“Nosso intuito final é o de trazê-los para o mercado, para que eles possam estar aptos, a vender seus produtos no mercado competitivo de forma contínua e também participar de concorrências públicas”, argumenta a secretária Helen.

Um dos chamamentos públicos, explica a secretária Helen, é o do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do governo federal que destina 30% dos recursos para obtenção de alimentos diretamente do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e as comunidades quilombolas. “Várzea Grande, por meio da secretaria de Educação, já cumpre as metas e determinações do programa federal. O interessante é fortalecer a agricultura familiar local e torná-la competitiva”.
Ainda como destaca a secretária que a proposta do Programa do Ministério da Educação é fomentar a agricultura familiar ao mesmo tempo em que se leva para as escolas alimentos de qualidade, frescos, típicos de cada região e com certificação de origem.
Além da interlocução entre a secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e os agricultores familiares, a secretaria de Meio Ambiente está contribuindo para orientar os pequenos produtores, tanto na assistência técnica e manejo da produção, quanto na legalização de documentos.
A secretária Helen lembrou que a prefeitura de Várzea Grande é a única que está realizando de forma gratuita o Cadastro Ambiental Rural (CAR) que é um instrumento fundamental para auxiliar no processo de regularização ambiental de propriedades rurais. “Por meio dele, entre muitos benefícios, o CAR oportuniza acesso aos financiamentos, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário