Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

"Adequação em contrato garante mais repasses ao Detran"

Em 2015 o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) recebeu repasse de R$ 10.493.930,75 da empresa EIG Mercados LTDA - atual nomenclatura da FDL Serviços de Registro, Cadastro, Informatização e Certificação Ltda. Para 2016, a previsão é que o repasse ao Detran seja de aproximadamente R$ 20 milhões. O aumento nos valores só foi possível graças a um aditivo no Contrato nº 001/2009, estabelecido em julho de 2015 pela atual gestão, que elevou o percentual do valor repassado de 30% para 50%.

A repactuação do percentual de repasse à autarquia acordada entre a empresa e o Detran-MT considerou as orientações do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, que indicavam a falta de equilíbrio econômico financeiro entre EIG e autarquia, equilíbrio este que foi estabelecido apenas a partir do aditivo contratual. 
O presidente da autarquia, Rogers Elizandro Jarbas, esclarece que esta gestão mantém controle direto e ininterrupto de todos os contratos, e que as auditorias são permanentes e que cumpre todas as recomendações do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, como ocorreu em relação ao Contrato 001/2009. Ele enfatizou também que está adequando e modernizando as ferramentas de fiscalização e controle.
“Encaminhamos aos órgãos de controle do Estado todas as informações e documentos que apresentaram irregularidades, pois cabe a eles apurar os fatos e as respectivas responsabilidades cíveis e criminais. Na autarquia, adotamos todas as medidas administrativas necessárias e continuamos realizando auditorias nos contratos, de maneira ininterrupta” esclarece o presidente do Detran-MT.
Para se adequar aos termos do Decreto nº 8.289/2006, o Detran-MT realizará novo termo aditivo para que a arrecadação seja realizada por meio do Documento de Arrecadação do Estado (DAR). “Com esta medida modificamos as ferramentas de controle dos serviços e a forma de arrecadação. A fiscalização será mais efetiva”, diz o presidente.
Outra medida a ser posta em prática é a cobrança de aluguel dos espaços ocupados por empresas e credenciados ligados ao Detran-MT. Para tanto, foi instaurado o Processo nº 19.537/2015, que apura eventuais irregularidades em relação à ocupação de espaços físicos e demais áreas dos imóveis locados e próprios administrados pelo Detran-MT.
Entenda o caso
No contrato inicial de concessão dos serviços, firmado em outubro de 2009, pela então FDL Serviços de Registro, Cadastro, Informatização e Certificação Ltda (hoje EIG Mercados LTDA) ficou estabelecido para o Detran-MT um repasse de apenas 10% sobre o valor de cada taxa cobrada. Em 2013, um termo aditivo foi firmado, estabelecendo um aumento gradual de 5% a cada seis meses. E em dezembro de 2014, o percentual chegou ao teto, que era de 30% sobre o valor das taxas. Em 2015, com a nova gestão, foi realizado um termo aditivo para garantir o equilíbrio econômico financeiro e o repasse ficou em 50%.
A EIG Mercados LTDA é uma empresa terceirizada responsável por executar o registro de contratos de financiamento de veículos para a autarquia. O registro de contratos de financiamentos é determinado pela Resolução 320 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com a Coordenadoria de Contratos e Licitação do Detran-MT, o Contrato 001/2009 foi firmado após concorrência pública.

Cleide Dantas Detran 

Nenhum comentário:

Postar um comentário