A região oeste de Mato Grosso será contemplada com meio milhão de reais a ser viabilizado pelo Ministério da Integração para o ponta-à-pé inicial do plano estratégico de Desenvolvimento Regional. O recurso foi garantido durante expedição, realizada nos municípios da região, nos dias 17 e 18 de fevereiro, por uma equipe formada por técnicos do ministério da Integração, deputados da região, secretários e membros dos consórcios intermunicipais.
Na expedição à região, foram diagnosticados os potenciais, as cadeias produtivas, vocações e peculiaridades dos municípios de Cáceres, Pontes e Lacerda, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Mirassol D'Oeste e Curvelândia. Nos municípios visitados a equipe técnica ouviu dos poderes, entidades e sociedade organizada as necessidades, dentre elas dos setores que envolvem infraestrutura e logística. Nessa comitiva foi iniciada a contextualização e dinamização do plano estratégico.
"A região oeste possui um potencial espetacular, nela está a maior produção de energia do Estado, a maior bacia leiteira, conta com grandes áreas de minérios, na região está o maior rio navegável, o Rio Paraguai. Porém, é necessária uma organização das potencialidades para que possamos angariar mais recursos dos governos Estadual e Federal, para o aumento da capacidade da região a fim de torna-la uma grande matriz econômica", destacou Ezequiel ao agradecer os secretários do Ministério da Integração, Alessandro Chumbinho, de Desenvolvimento Regional; José Rodrigues Dória da Irrigação Nacional e Wellington Simões de Gestão Politica pelo recurso durante reunião, realizada na manhã desta sexta-feira (19), no Palácio Paiaguás e com a presença do governador interino, Carlos Fávaro.
Conforme Ezequiel, o turismo, por exemplo, é um forte setor a ser explorado. Na região oeste está a maior cachoeira do Estado, em Vila Bela da Santíssima Trindade, a Cachoeira do Jatobá com 200 metros de altura; a Caverna do Jabuti, em Curvelândia, considerada pelo Ibama também a maior do Estado e unicamente no município de Pontes e Lacerda a presença de duas bacias hidrográficas, a do Amazônia e do Prata.
A proposta do plano de desenvolvimento regional é alavancar a região, aumentando a capacidade econômica com a pactuação de políticas públicas e sociais intermunicipalizadas. O novo modelo socioeconômico de desenvolvimento deverá acelerar o processo de expansão dos setores e empresas inseridas na região, aumentando as capacidades para o rápido crescimento da economia. A ação integrada entre poder público e privado contará ainda com o fundamental apoio dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento, prefeituras e câmara municipais.
Além do deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), a reunião contou com a presença dos Estaduais Wancley Carvalho (PV) e Dr. Leonardo (PDT), e Adriano Silva (PSB), Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Eduardo Moura, presidente da Ceasa/MT Daniel Brolese, Presidente da Empaer, Layr Mota, membros dos consórcios intermunicipais de desenvolvimento, representantes do SEAF, prefeitos, secretários municipais e vereadores.
Da Assessoria

Nenhum comentário:
Postar um comentário