Tenho o costume de trabalhar ouvindo música. Antes eram Cds. Agora é no youtube. Conforme o meu estado de espírito procuro um tipo de música adequado. Há dias em que estou muito acelerado. Baixo o tom com músicas clássicas mais suaves. Ou mais agressivas. Quando estou escrevendo alguma coisa mais profunda costumo buscar canto gregoriano e músicas de meditação.
Dia desses estava escrevendo um artigo e o trem não saía. Parei, desci, tomei água, fiz café, vi as manchetes do noticiário na Globonews e voltei. Por acaso, abri o youtube e vi um compositor de músicas raiz de primeira linha: o saudoso João Pacífico. Pra quem não se lembra dele as músicas-raiz “Pingo d´água”, “Cabloca Tereza”, “Chico Mulato”, são de sua autoria. Encontrei-o junto com o também compositor Adauto Santos, ambos no programa “Chora Viola”, da TV Cultura, em 1984. Pacífico conta estórias de suas músicas, declama a bela abertura de “Cabocla Tereza” e canta junto com Adauto. Não sei se o momento era oportuno, mas tive a mesma sensação de harmonia e conforto espiritual que tenho quando ouço os cantos gregorianos ou o Terceiro Movimento da Nona Sinfonia, de Beethoven.
Claro que a escrita fluiu como água correndo no riacho. As palavras se atropelavam e nem precisava pensar pra escrevê-las. Recostei na poltrona e acabei assaltado por doces memórias de uma infância distante lá nos confins de Minas, ouvindo o velho rádio Philips ou pescando lambaris na solidão daquele sertão tão virgem. Lembrei-me dos circos mambembes que passavam pela nossa pequena Campos Altos e assaltavam as nossas pobres imaginações de interioranos de um Brasil tão rural...! Não me esqueço da atriz das pobres peças teatrais apresentadas aos gritos por uma mocinha sofrida e por um amante pobre. Depois ela percorria as arquibancadas de táboas velhas se esforçando pra vender suas fotos em preto e branco, vestida num comportadíssimo maiô preto. Pernas finas, finas...!
Volto ao youtube. Costumo navegar pelo site procurando músicas. Cada dia uma onda. No dia em João Pacífico e do Adauto Santos acabei por me fixar no genial compositor mineiro Goiá, nascido em Coromandel. Não tive como não me emocionar ouvindo a sua canção “Aurora do Mundo”, cantada por duas garotas adolescentes também nascidas em Coromandel: Lorena e Rafaela. Recomendo!
De repente, já escureceu e nem vi. Escuto Carmem me chamando pra lanchar. Desço com a alma lavada. Profundo respeito por gente simples como João Pacífico, Adauto, Goiá, Tonico e Tinoco e tantos mais, que consolaram os corações de tanta gente por essa vida afora. Obrigado, amigos, apesar de todos já estarem no andar de cima, cima como brinca sempre o também genial Rolando Boldrin.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso
ribeiro.onofre@gmail.com www.onofreribeiro.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário