Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

"ARTIGO : Vamos mudar de assunto?

Tenho o costume de trabalhar ouvindo música. Antes eram Cds. Agora é no youtube. Conforme o meu estado de espírito procuro um tipo de música adequado. Há dias em que estou muito acelerado. Baixo o tom com músicas clássicas mais suaves. Ou mais agressivas. Quando estou escrevendo alguma coisa mais profunda costumo buscar canto gregoriano e músicas de meditação.
            Dia desses estava escrevendo um artigo e o trem não saía. Parei, desci, tomei água, fiz café, vi as manchetes do noticiário na Globonews e voltei. Por acaso, abri o youtube e vi um compositor de músicas raiz de primeira linha: o saudoso João Pacífico. Pra quem não se lembra dele as músicas-raiz “Pingo d´água”, “Cabloca Tereza”, “Chico Mulato”, são de sua autoria. Encontrei-o junto com o também compositor Adauto Santos, ambos no programa “Chora Viola”, da TV Cultura, em 1984. Pacífico conta estórias de suas músicas, declama a bela abertura de “Cabocla Tereza” e canta junto com Adauto. Não sei se o momento era oportuno, mas tive a mesma sensação de harmonia e conforto espiritual que tenho quando ouço os cantos gregorianos ou o Terceiro Movimento da Nona Sinfonia, de Beethoven.

            Claro que a escrita fluiu como água correndo no riacho. As palavras se atropelavam e nem precisava pensar pra escrevê-las. Recostei na poltrona e acabei assaltado por doces memórias de uma infância distante lá nos confins de Minas, ouvindo o velho rádio Philips ou pescando lambaris na solidão daquele sertão tão virgem. Lembrei-me dos circos mambembes que passavam pela nossa pequena Campos Altos e assaltavam as nossas pobres imaginações de interioranos de um Brasil tão rural...! Não me esqueço da atriz das pobres peças teatrais apresentadas aos gritos por uma mocinha sofrida e por um amante pobre. Depois ela percorria as arquibancadas de táboas velhas se esforçando pra vender suas fotos em preto e branco, vestida num comportadíssimo maiô preto. Pernas finas, finas...!
            Volto ao youtube. Costumo navegar pelo site procurando músicas. Cada dia uma onda. No dia em João Pacífico e do Adauto Santos acabei por me fixar no genial compositor mineiro Goiá, nascido em Coromandel. Não tive como não me emocionar ouvindo a sua canção “Aurora do Mundo”, cantada por duas garotas adolescentes também nascidas em Coromandel: Lorena e Rafaela. Recomendo!
            De repente, já escureceu e nem vi. Escuto Carmem me chamando pra lanchar. Desço com a alma lavada. Profundo respeito por gente simples como João Pacífico, Adauto, Goiá, Tonico e Tinoco e tantos mais, que consolaram os corações de tanta gente por essa vida afora. Obrigado, amigos, apesar de todos já estarem no andar de cima, cima como brinca sempre o também genial Rolando Boldrin.
Onofre Ribeiro é jornalista em Mato Grosso
ribeiro.onofre@gmail.com      www.onofreribeiro.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário