Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

"Chineses querem investir na Ferrovia Bioceânica"

Deputado federal Fabio Garcia (PSB-MT) defende que a licitação da obra seja feita este ano. 
Deputados e senadores da Frente Parlamentar Mista Pró-Ferrovia Bioceânica se reuniram com representantes da Embaixada da China, empresários chineses e representantes dos Ministérios do Planejamento e dos Transportes para discutir a viabilidade e incentivar a construção da ferrovia que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico. O encontro aconteceu no Senado Federal, nesta quarta-feira (17), e os chineses demonstraram interesse em investir no negócio.


O Governo chinês já apresentou o estudo de viabilidade econômica preliminar e a previsão é que o estudo final fique pronto em maio deste ano. A partir daí o Governo brasileiro deverá discutir o regime de concessão da ferrovia. A comitiva veio com engenheiros, empresários e pessoas ligadas à fiscalização de obras.

O deputado federal Fabio Garcia (PSB-MT) – coordenador da frente – disse que este projeto é um dos mais estratégicos investimentos em infraestrutura para Mato Grosso e irá possibilitar um grande salto no desenvolvimento do estado. No encontro, o Governo chinês se colocou à disposição para avançar nos estudos, o que deverá dar mais celeridade ao processo de licitação. “Esperamos que a gente possa licitar ainda este ano alguns trechos, em especial o trecho de Campinorte a Lucas do Rio Verde, que tem clara viabilidade econômica e que ajudará muito o escoamento da soja em Mato Grosso”, enfatizou o deputado.

O ministro da embaixada da China, Wang Wei, afirmou que esta ferrovia não é um laço apenas econômico. “Este é também um laço social entre os países. Temos à nossa frente um grande desafio e uma grande dificuldade, mas isso é natural porque é uma obra muito importante para o século XXI”.

Além da comitiva chinesa e do deputado federal Fabio Garcia (PSB-MT), também estiveram presentes na reunião os senadores Wellington Fagundes (PR-MT), Jorge Viana (PT-AC) e Valdir Raupp (PMDB-PR) e o deputado César Messias (PSB-AC). 

Renata Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário