Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

"Comissão aprova incentivo para estágios em tecnologia da informação"

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados aprovou proposta que altera a Lei de Informática e Automação (8.248/91) para incentivar o estágio em empresas de tecnologia da informação.
Atualmente, a legislação assegura o acesso das companhias a benefícios fiscais, desde que invistam pelo menos 5% de seu faturamento bruto em pesquisa e desenvolvimento no País. O texto aprovado pela comissão – Projeto de Lei 3168/15, da deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) – inclui, nessa contrapartida, as despesas com remuneração de estágios de conteúdo tecnológico.

Luis Macedo 
Deputados D - F - Fábio Sousa
Fábio Sousa: em tempos de crise, é preciso estimular mecanismos de inserção dos jovens no mercado de trabalho
Pela proposta, para cumprir a cota exigida e ter direito a crédito presumido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), as empresas poderão aplicar até 2/3 do complemento de 2,7% do faturamento bruto sob a forma de recursos financeiros do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor de Tecnologia da Informação (hipótese já prevista na lei), ou mediante a oferta de estágios remunerados no setor.
Setor estratégico
O relator, deputado Fábio Sousa (PSDB-GO), defendeu a aprovação da medida. Ele justificou que o setor de tecnologia da informação é estratégico para o desenvolvimento nacional, devido à sua dinamicidade, ao alto valor agregado dos produtos e ao elevado capital intelectual envolvido em suas atividades.

“Neste momento de crise econômica, é necessário estimular programas que possam inserir os jovens no mercado de trabalho, sobretudo nas atividades fabris ou intensivas em tecnologia da informação”, disse.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Reportagem – João Vitor
Edição – Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário